Carreira do profissional em Banco de Dados

Carreira do profissional em Banco de Dados

O Especialista em banco de dados é o profissional responsável por gerenciar, Criar e dar manutenção em massas de dados. Então é o profissional que trabalha diretamente com o sistema gerenciador de banco de dados.

Nós vivemos em um mundo onde a todo momento nós estamos gerando e consumindo dados. No trânsito por exemplo, ao mesmo tempo em que você está consumindo dados, Você está também fazendo parte e um sistema colaborativo, onde você é também doador de dados para esse sistema funcionar.

Então Hoje os dados são muito importantes para as empresa, elas atuam com esses dados como sendo parte do seu patrimônio empresarial.

Um banco de dados pode ser um arquivo de texto, uma planilha de Excel entre outras estruturas. E essas estruturas carecem de um profissional para dar manutenção e gerenciar.

As empresas não devem trabalhar com estruturas pouco confiáveis

As empresas não podem se dar ao Luxo de trabalhar com estruturas pouco confiáveis como arquivos de texto. Então elas trabalham com (SGBD) sistema gerenciadores de banco de dados.

Os profissionais qualificados para dar manutenção nesses sistemas. são os especialistas em banco de dados.

Dentro de uma empresa, o especialista em banco de dados pode exercer várias funções, mas nós podemos destacar três principais funções:

DBA – Administrador de Banco de Dados

É aquele profissional responsável pela manutenção dos servidores de banco de dados. É o profissional que vai garantir que aqueles sistemas estão funcionando 24 horas por dia, vai criar rotinas, vai dar manutenção e vai garantir o backup dos dados. Dizemos que o administrador de banco de dados.

AD – Administrador de Dados

Existe também aquele profissional que exerce a função de administrador de dados que é um profissional que conhece a fundo o processo Empresarial da empresa. Então esse profissional ele é responsável por definir as tabelas que serão criadas e os relacionamento entre essas tabelas. Então é um profissional que está bem ligado a área de processos.

DB – Desenvolvedor de Banco de Dados

Existe também o DB que é o desenvolvedor de banco de dados.  Esse profissional qualificado com a linguagem do banco. Então ele tem um alto conhecimento de lógica de programação, ele responsável por criar rotinas e gerenciar processos que são feitos dentro do próprio SGBD.

Então trabalha diretamente com uma linguagem de programação que roda dentro do banco de dados.

Então essas funções existem dentro da companhia, algumas empresas podem trabalhar com um profissional exercendo essas três funções ou empresas de grande porte podem trabalhar também com um profissional específico para cada uma dessas três funções.

Mercado

O mercado internacional é um mercado muito promissor então é carreira de especialista em banco de dados também é muito promissora certo eles podem variar de acordo com a experiência do profissional de acordo com o nível de graduação desse profissional.

FonteYouTube IGTI

Se você ainda não fez a sua inscrição para o Programa de Bolsas para os Bootcamps do IGTI, aproveite pois o prazo de inscrição encerra na próxima segunda-feira, dia 09/11.

Será a última oportunidade do ano!

O programa já beneficiou mais de 30 mil alunos, faça parte você também.

E não esqueça de compartilhar com seus amigos. Se três amigos se matricularem usando o seu link pessoal, o IGTI  vai reembolsa integralmente o valor que você pagou.

As vagas serão preenchidas por ordem de matrícula. Acesse: https://tinyurl.com/bootcamp-gratuitos

Comentarios

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta