Como fazer um plano de Marketing Digital para sua empresa

Como fazer um plano de Marketing Digital para sua empresa
Um bom plano de Marketing Digital é indispensável para estabelecer de maneira prática, quais ações você deve desempenhar de forma contínua, para alcançar os seus objetivos.
 
Mas me diz, você faz alguma ideia de como estruturar esse planejamento de Marketing Digital?
 
No artigo hoje vou te mostrar, o que não pode ficar de fora de um bom planejamento de marketing, tudo pra ajudar a sua empresa a se manter competitiva no mercado.
 
Você sabia que cerca de 50% das pequenas e médias empresas no Brasil, não realizam nenhum plano de marketing.
 
Mas é exatamente isso que possibilita completar uma visão mais estratégica de ações que trazem melhores resultados para o seu negócio.
 
Para te ajudar na construção de um plano de marketing digital, vamos adotar quatro pilares que a empresa Resultados Digitais trabalhar com seus clientes, e funcionam independente do segmento e tamanho da empresa:
 
  • Diagnóstico
  • Objetivo
  • Plano de Ação
  • Referências e Suporte
 

Diagnóstico

Antes de começar a pensar em qualquer plano, é preciso fazer um diagnóstico.
 
E isso nada mais é, do que examinar o desempenho da sua empresa, analisando o histórico e se apoiando em dados.
 
Para uma boa comparação, eu recomendo que você analise um período mínimo de três a seis meses.
 
Neste momento, você pode se comparar com outras empresas e analisar as últimas ações e resultados alcançados pelo seu próprio negócio, para que você tenha respostas práticas, sobre o que vem sendo positivo, e que o precisa ser aperfeiçoado ou mudado nas próximas execuções.
 
Quando falamos de diagnóstico aplicado ao marketing digital, é fundamental avaliarmos as taxas de conversão do funil de vendas.

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Objetivos

Finalizada a etapa de diagnóstico, e sabendo de forma clara o histórico, e momento da sua empresa, é hora de definir seus próximos objetivos, ou seja, os resultados que você espera.
 
O primeiro ponto a ser analisado aqui é: Onde você deseja chegar?
 
Você quer atrair mais Leads? Melhorar o relacionamento com seus contatos ou clientes? Fechar mais vendas?
 
Definindo os objetivos com base em um diagnóstico anterior, a sua empresa corre menos riscos de criar desafios incalculáveis, além de trabalhar de maneira segura, as expectativas de crescimento.
 
Sendo assim, a partir do problema que você identificou na etapa de diagnóstico, é possível definir as metas para o próximo trimestre, semestre ou ano.

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Plano de Ação

Entramos agora na próxima etapa que é o Plano de Ação.
 
Diferente dos objetivos, esse plano serve para definir ações práticas que vão ser executadas em curto, médio e longo prazo.
 
Existem quatro questões que devem ser respondidas para
que esse plano de ação seja considerado claro e eficiente: O que será feito? Quando será feito? Quem será o responsável final? E quanto irá custar?
 
Essa última pergunta, é muito importante, para que o responsável da área tenha clareza dos investimentos necessários para alcançar os resultados esperados e também para garantir que você esteja bem alinhado com a área financeira da sua empresa.
Comece já a traçar suas ações para 2020 de maneira prática e assertiva!

Referências e Suporte.

Chegamos agora ao último pilar da construção do nosso plano que a parte de Referências e Suporte.
 
Quando falamos de construir uma boa estratégia de marketing, não podemos nos esquecer de ferramentas e metodologias que podem ser úteis e facilitar essa execução.
 
Se além disso, você tiver acesso ao suporte de uma pessoa especializada, não deixe de consultá-la para coletar Inputs e opiniões diferentes a respeito do seu planejamento de marketing digital.
 
Essas pessoas normalmente, acumulam bons conhecimentos
sobre tendências de mercado, boas práticas que se tornam muito valiosas para melhoria e evolução do seu planejamento.
 
O fato é que: independente do tamanho do segmento da sua empresa, jamais deixe de investir tempo para criar uma boa estratégia e planejamento de marketing digital.
 
Mas cuidado, um planejamento longo e lotado de informações não é sinônimo de sucesso.
 
Muitas vezes um processo simples e bem feito vale muito mais a pena.
 
Espero que você tenha gostado desse artigo e aplique esses aprendizados na sua empresa. Este artigo foi baseado em vídeo da Resultados Digitais.
 
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Até a próxima, tchau.

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