O que é Full Stack ? | Como se tornar um Desenvolvedor Full Stack?

O que é Full Stack ? | Como se tornar um Desenvolvedor Full Stack?

Você sabe o que é um Full Stack developer ? Sabe que as empresas não estão achando profissionais para contratar mesmo pagando um ótimo salário?

Bom, essas são algumas das dúvidas confusas que surge na mente de quem está iniciando nesse estudo do desenvolvimento.
Cada vez mais desenvolvedores Full Stack ganha mais espaço no mercado de trabalho.

Mas para podermos compreender bem todo esse universo do Full Stack, vamos iniciar pelo começo de tudo, e ao terminar esse artigo você ficará pronto para a tomada de decisão, se vale pena se tornar um Desenvolvedor Full Stack.

O QUE UM DESENVOLVEDOR FULL-STACK PRECISA SABER?

Mais enfim, o que um desenvolvedor Full Stack precisa saber? Se for parar pra resumir, basicamente precisa saber o front-end e o back-end. O que é front-end e back-end?

O front end pra quem não sabe é tudo aquilo que você vê na tela do seu navegador ou dispositivo que você está acessando, o site ou sistema. E o back-end, e a parte secundária, parte de suporte ou parte de retaguarda.

Então o desenvolvedor Full Stack precisa saber os dois, isso que é o desenvolvedor Full Stack, aquele que teoricamente não dependeria de outra pessoa pra conseguir desenvolver alguma solução.

Claro que quando eu digo não depender de mais ninguém, não seria necessariamente, não trabalhar em equipe, pelo contrário, mas se fosse ter que desenvolver alguma solução sozinha seria mais do que capaz de conseguir fazer isso de forma independente.

Quero ser um desenvolvedor Full Stack, o que eu tenho que fazer? por onde eu tenho que começar ? O caminho normal a ser seguido é começar estudando pelo front-end, HTML, CSS e JavaScript, e depois parte para a linguagem back-end.

O fato é que para você ser considerado um desenvolvedor Full Stack, você tem que dominar ambas as partes da sua aplicação, tanto front-end quanto o back-end, Independente da linguagem que você escolheu para trabalhar do lado do servidor, Seja ela PHP ou Java, você precisa dominar ela também.

Formação Java Full-Stack
Pacote Full-Stack PHP

VALE A PENA SER DESENVOLVEDOR FULL-STACK?

Bom é o seguinte, tudo depende do que você quer, vamos dizer que você quer apenas ser um desenvolvedor de sites, fazer apenas a parte do front end.

Pode ser que você considera que não consegue ir além disso. Talvez no momento você não quer ir além disso, sem problemas, você pode ser um desenvolvedor front end, ou talvez você não gosta da parte de front end e gosta apenas da parte do servidor. Então depende muito do que você quer.

De acordo com “Stack Overflow 2016 Developer Survey” O programador Full Stack, é o mais apreciado hoje, e não é pra menos que encontra-se tanto conteúdo e professores divulgando e falando sobre como se tornar um desenvolvedor Full Stack.

Enfim, Vale muito a pena ser um desenvolvedor Full Stack porque você não vai ficar limitado, não vai precisar por exemplo, ficar chamando pessoas para fazer o back-end do seu site ou fazer o front-end do seu site.

Então quando você entende todas as fases do desenvolvimento de um sistema, você vai ter mais oportunidades de vagas. Porque você vai poder aplicar tanto para as vagas que exigem curso técnico, como para as com back-end e front-end.

A desvantagem disso, é que você vai ter um salário menor do que um especialista em alguma tecnologia. Normalmente você vai ver em pequenas empresas ou startups, a necessidade maior de um Full-Stack porque a empresa tem pouca verba e precisa acumular todas as funções em uma só pessoa.

Então isso também vai te abrir a oportunidade para trabalhar em empresas que ainda são pequenas mas que tem um grande potencial de crescer, e com isso, você vai crescer junto também.

Acredito que com esse conteúdo já deu pra tira algumas duvidas sobre o caminho que você deve percorrer. mais sei que só essas noções não bastam, por isso quero te convidar a assistir um ótimo conteúdo sobre como você pode começar a percorrer nessa jornada hoje mesmo e já entrar na carreira de desenvolvedor Full Stack.

Preparado? Dá um play para assistir o Vídeo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*