Modelo OSI, modelo de referência para interconexão de dispositivos de rede.

Da experiência obtida no projeto de redes, vários princípios surgiram, possibilitando que que novos projetos fossem desenvolvidos de forma mais estruturada que os anteriores.

Então surgiu a ideia de estruturar a rede como um conjunto de camadas hierárquicas.

Cada camada deve ser pensada como um programa ou processo, implementado por hardware ou software, que se comunica com o processo correspondente na outra máquina.

É importante enfatizar que o modelo OSI da ISO, é tratado como uma recomendação técnica de modelo para projeto de protocolos de redes e não como uma regra padrões de comunicação via rede.

Esse modelo de protocolo está dividido em 7 camadas para realizar funções específicas. Vamos conhecer essas camadas.
Camadas:

Camada Física

Essa camada está ligada ao meio de comunicação, e é aquela que se comunica diretamente com o controlador de rede.

Camada de Enlace de Dados

Essa camada tem como função detectar e, opcionalmente, corrigir erros que acontecem no nível físico. Estabece um protocolo de comunicação entre sistemas conectados.

Camada de Redes

Essa camada é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino.

Camada de Transporte

Essa camada e responsável por pegar os dados enviados pela camada de sessão e divididos em pacotes que serão repassados para camada de redes.

Já no receptor essa camada é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de rede e remontar os dados originais para enviá-los para camada de sessão.

Camada de Sessão

Essa camada permite que duas aplicações em controles diferentes estabeleçam uma comunicação.

Nesta sessão, as aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações de dados que serão transmitidos.

Camada de Apresentação

Essa camada provê independência nas representação de dados.

Ela trabalha transformando os dados em um formato no qual a camada de aplicação possa aceitar.

Camada de Aplicação

Essa camada faz a interface entre protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede.

Como podemos observar, o modelo de protocolo trabalha com 7 camadas para padronizar a transmissão de dados em uma rede.

Essas camadas nem sempre são as mesmas que iremos encontrar nos outros protocolos, mas o processo e de troca de informações e o mesmo.

Não deixe de assistir o vídeo abaixo para sanar todas as suas dúvidas.

O mundo nunca esteve tão pensativo com Segurança da Informação.

E tem toda razão: as ameaças estão cada vez mais desenvolvidas… Os ataques buscam $$$ e estão cada vez mais bem sucedidos…

E as empresas aparentam cada vez mais despreparadas e consternadas por não acharem pessoal preparado para responder às ameaças, que resolva seus problemas.

SegInfoBrasil aparece com a proposta de oferecer os melhores cursos de Segurança da Informação do Brasil.

Com uma metodologia inovadora, baseada em Whiteboard, e suportada pelos 3 pilares de Teoria, Prática e Experiência, vamos aprender os conceitos (teoria), aplicá-los (prática) e entender como se aplicam no mundo real (experiência). Venha conosco! Saiba mais em

Clique Aqui para ter acesso ao treinamento completo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*