Os 4P’s do Marketing – Marketing Digital

Os 4P's do Marketing - Marketing Digital

No artigo de hoje vou falar sobre os 4Ps do marketing. Eles são um conceito muito importante, os 4Ps do marketing são realmente os quatro elementos fundamentais para qualquer tipo de estratégia de uma empresa que é o: Preço, Praça, Produto e Promoção.

E como é que você desenvolve essa estratégia? Primeiro você precisa de alguém que conheça muito bem esse mercado, porque ele vai saber do público alvo, o local, enfim quem tem um bom conhecimento do produto.

Então vamos lá aos tópicos

Preço

O preço é quanto e como será cobrado do seu cliente, se o produto é barato, se é um produto de luxo, isso depende da estratégia da sua empresa.

E o preço não necessariamente a gente tá falando de financeiro, pode ser que o preço seja uma visualização, pode ser uma curtida, pode ser um e-mail capturado como lead dentro de uma página de captura.

Você vai definir qual é a sua meta, esse segundo ponto seria mais ou menos “meta”, mas eles utilizam preço para manter a ideia dos 4 P’s.

Outra coisa, também. Não adianta: “Ah, eu vou fazer uma estratégia e tal, eu vou vender esse aparelhinho aqui por 3 mil reais. É o que vai me balancear”. Qual é a visão do seu consumidor?

Qual é a percepção de valor que você entregou ao seu consumidor para você conseguir capturar esse valor para ele?

Você consegue entender que valor não é só dinheiro?

Você tem que oferecer o valor para poder resgatar valor.

E qual é a percepção do seu cliente, do seu público-alvo em relação àquilo que você tá cobrando. E acredita numa coisa, aceita, se você perguntar isso pro seu público, ele sempre vai pedir para que você cobre menos. Na verdade, se for de graça, melhor ainda.

Então eu vou ter que criar preços diferenciados de acordo com os segmentos? Eu vou ter versões diferentes do meu produto para oferecer pra segmentos diferentes? Isso tudo tem que ser pensado no p de preço.

Praça

Outro ponto importante dos 4Ps é a praça, que é onde realmente vai ser disponibilizado esse produto, pode ser online, pode ser um ponto local, mais também nada impede de você fazer os dois.

Ele é mais facilmente entendido como colocação de mercado. Isso é, onde o seu cliente vai conseguir encontrar o seu produto.

E aí você vai ter que se perguntar: “Tá, onde normalmente eles costumam procurar?”. Você vai ter que perguntar isso.

Outra dica também interessante para a praça, é você ter locais complementares, se por exemplo você vende um produto esportivo seria interessante você fazer uma parceria com uma academia por exemplo.

Seria um ponto a mais para você está aí atingindo o seu público alvo.

Produto

Outro ponto dos dos 4Ps do marketing é realmente o produto, Produto é tudo aquilo que se disponibiliza ao público-alvo. E de extrema importância, porque, por mais que você faça estratégia bem feita com os outros 3Ps, mas se você não tiver um bom produto o cliente não vai voltar.

E na hora de você criar, de você definir o seu produto, você tem que pensar em algumas coisas, como por exemplo: como, quando e onde ele vai ser utilizado. Qual é a melhor maneira de usar o seu produto?

Qual é a melhor maneira de usar o seu produto? Você vai ter que fazer uma pesquisa de mercado, vai ver quais são as necessidades das pessoas.

Então o que o meu produto vai ter que vai facilitar a vida dessa pessoa, desse consumidor, e fazê-lo escolher pelo meu produto em detrimento dos outros.

Então a questão da qualidade do produto e como você está passando a imagem desse produto e muito importante.

Outra coisa também a se perguntar, é: no que o meu produto se diferencia dos outros. Então, sempre existe concorrência, né, nós temos outros produtos semelhantes ao nosso, por exemplo, no meu caso aqui, existem outros artigos falando dos 4P’s do Marketing? Existem.

O que meu artigo vai oferecer de diferente para que você continue lendo o artigo aqui e não vá parar no blog do concorrente?

Promoção

É o último ponto é a questão da promoção, é a parte de que não adianta você ter o melhor produto do mundo se ninguém sabe que existe.

Se você está oferecendo então realmente é extremamente importante você ter uma boa estratégia de divulgação do seu produto para conseguir alcançar o seu público alvo.

E como você vai promover o seu produto. Que a gente pensa assim: “Ah, promoção é eu dar desconto pra eu poder vender mais”. Não.

Nem sempre abaixar o seu preço é a forma de vender mais. Você pode até ter um maior volume de vendas, mas o seu lucro vai abaixar.

Então esses são os quatro elementos fundamentais para você criar uma estratégia de sucesso.

E dessa forma você vai conseguir realmente posicionar a marca da sua empresa e saber como alcançado o seu público-alvo da melhor forma possível com os 4Ps do marketing.

Bom pessoal espero que tenha gostado e até a próxima. Se você quer dar um passo além e saber como eu faço para viver de blog, acesse aqui e veja essa apresentação.

Até a próxima!

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