Programas de segurança em redes

Programas de segurança de redes

Os programas de seguranças quem encontramos para instalar os computadores são classificados em antivírus, antispyware e Firewall.

Esses programas combinados e bem configurados vão conseguir proteger o seu computador contra a maioria dos vírus e tipos de invasões que existem hoje, com isso você apenas tem que se preocupar em deixá-los sempre atualizados, realizando as verificações preventivas para sua segurança.

Antivírus

São softwares projetados para detectar e eliminar vírus de computador. Os vírus de computadores são só softwares programados para destruir arquivos e danificar o computador.

Existe uma variedade muito grande de antivírus no mercado, e a diferença entre eles é a forma que utilizam para detectar e também muitas vezes o preço Entre esses produtos.

Mas também podemos encontrar bons antivírus que são gratuitos.

Tipos de antivírus

Antispyware

São softwares projetados para detectar e remover spyware. O spyware é um programa que fica instalado no seu computador coletando informações de uso e transmitindo tudo pela internet para uma determinada entidade ou pessoa, essas informações são transmitidas muitas vezes sem o seu conhecimento e muito menos sem o seu consentimento.

hoje no mercado existem vários softwares que as empresas já desenvolveram para acabar com esses programas indesejáveis também como muitos antivírus eles existem em distribuições pagas e gratuitas.

Tipos de Antispyware:

  • Spyware Terminator – Gratuito
  • SpyBot – Gratuito
  • Microsoft Windows defender – Gratuito
  • XoftSpy – Pago

Firewall

O Firewall pode ser considerado um dispositivo ou software, mas a sua finalidade é a mesma em ambos que é controlar o tráfego de uma rede entre outra rede, assim permitindo ou não determinadas informações chegarem ao seu destino.

Podemos destacar que hoje o Firewall é muito utilizado em servidores dedicados a compartilhamento e gerenciamento de internet, os que são utilizados por dispositivos normalmente são para grandes redes e até mesmo em grandes empresas, mas não podemos deixar de destacar aqui hoje também já existem os Firewall para computadores pessoais, um exemplo é os computadores da família Windows, que já vem com essa ferramenta integrada para ajudar a proteger o seu computador contra os programas de ações maliciosas.

Exemplos de Firewall

Esses são programas que podemos utilizar para proteger o nosso computador.

Trabalhando com os três juntos, as chances de vulnerabilidade são bem menores, mas mesmo assim ainda estamos sujeitos a receber tentativas e também novos vírus que são inventadas.

Muitas vezes eles acabam passando por ainda não estarem na lista de banco de dados desses programas, mas em dias as empresas acabam inventando a vacina para remover esses vírus.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*