7 Motivos para Aprender Java (Java para Iniciantes)

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Janeiro 31, 2022

Fala desenvolvedores. Quando falamos de linguagens de programação, não faltam opções. Cada um deles tem vantagens e desvantagens que não podem ser ignoradas.

Neste artigo, discutiremos motivos para aprender Java, Java é uma linguagem robusta, segura e de alto desempenho que é útil em diferentes cenários, então confira 7 motivos para aprender Java neste artigo.

1. Linguagem popular

Jogos, páginas e aplicativos, Java é uma das três linguagens mais utilizadas no mundo. Isso porque pode ser utilizado em diferentes ambientes, é de fácil adaptação e se expande rapidamente.

Java é uma das linguagens mais utilizadas atualmente presente no desenvolvimento mobile, web apps, big data, machine learning, IoT, software desktop, sistema embarcado.

2. Comunidade acessível

Por ter sido criado em 1991 e ser uma das linguagens mais utilizadas atualmente, tem muito conteúdo disponível, além de várias comunidades solidárias e entusiastas.

Antes de continuar com este artigo, se você estiver interessado em aprender Java, deixarei um link para este curso completo aqui.

São mais de 300 horas de aulas, suporte em todas as etapas, acesso vitalício e facilidade de aprendizado. Você não precisa saber matemática ou ter qualquer conhecimento de programação.

Basta estar disposto a aprender. Confira aqui.

3. Variedade em plataformas

A plataforma Java é baseada no conceito de máquina virtual, que é um interpretador responsável por traduzir os bytecodes que compõem um programa Java em instruções nativas do processador em tempo de execução.

Isso permite que os programas sejam executados em qualquer sistema que tenha uma implementação de máquina virtual.

4. Disponibilidade de vagas

Apesar de ser uma língua muito popular, ainda há carência de profissionais qualificados na região. O mercado carece de bons programadores com campos e perfis para preencher essas vagas.

O mercado de trabalho para programadores Java tem muitas vagas.

5. Constante evolução

As atualizações são frequentemente criadas para manter a linguagem moderna e compatível com os requisitos atuais. Nos últimos anos, a linguagem implementou APIs importantes e novos recursos.

6. Número de frameworks

Existem frameworks que são muito úteis para desenvolvedores devido à ampla comunidade e investimento contínuo no campo.

Por exemplo, Spring Frameworks, amplamente utilizados no mercado de trabalho, facilitam o dia a dia dos programadores.

Antes de falar sobre o último motivo para aprender Java, vamos citar o livro Java: Como Programar, um dos livros mais completos sobre a linguagem.

Recomendo também o livro “Java para Iniciantes“, que é bem conciso e de fácil compreensão, perfeito para iniciantes.

7. Desenvolvimento de jogos

Java também é uma opção se você planeja desenvolver um jogo. Com ele, você pode jogar minijogos e criar seus próprios jogos.

Minecraft é um exemplo de aplicativo criado neste idioma. Como vimos ao longo deste artigo, aprender Java pode ser uma ótima opção para quem quer entrar no mercado de trabalho.

É uma linguagem popular com uma comunidade acessível e muitas vagas no mercado. É uma tecnologia em evolução que pode ser usada em diferentes cenários.

O que você acha? se você já trabalha ou planeja trabalhar com Java? Deixe nos comentários. Compartilhe com os seus amigos.

Vídeo em que foi baseado esse artigo Aqui

Outros artigos de interesse

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade