Quando falamos sobre linguagens de programação, as opções são abundantes. Cada um deles tem vantagens e desvantagens que não podem ser ignoradas.
Nesse artigo falaremos dos motivos para aprender Java, que é uma linguagem robusta, segura, com alta desempenho e útil em diversos cenários, então leia esse post, os 7 motivos para aprender Java.
1. Linguagem popular.
Jogos, páginas e aplicações, o Java está entre às três linguagens mais utilizadas no mundo. Isso porque pode ser usada em diferentes contextos, é fácil de se adaptar e rápido em escalar.
2. Comunidade acessível.
Porque foi criado em 1991 e é uma das línguas mais utilizadas hoje, possui muita quantidade de conteúdo disponível, e diversas comunidades unidas e acolhedoras.
Antes de continuar o artigo, se você tem interesse em aprender Java, deixo o link desse Curso Full Stack completo de Java Web. São muitas horas de aula, com suporte em todas as etapas, acesso vitalício e facilidade de aprendizado.
Não é preciso saber matemática nem ter algum saber em programação. É necessário, apenas, ter vontade de aprender. Confira aqui:
3. Variedade em plataformas.
A plataforma Java é baseada no conceito de máquina virtual, que é um interpretador que converte o bytecode que constitui um, programa Java nas instruções nativas do processador em tempo de execução. Não importa qual o sistema, o programa pode ser executado em qualquer sistema que possua uma implementação para uma máquina virtual.
Não é preciso saber, matemática nem ter algum saber em programação. É necessário, apenas, ter vontade de aprender.
4. Disponibilidade de vagas.
Por mais que seja uma linguagem muito popular, ainda carecem de profissionais capacitados na área.
O mercado carece de bons programadores, com domínio e perfil para preencher essas vagas. Realmente existe muita vaga disponível no mercado de trabalho para programador Java.
5. Constante evolução.
Frequentemente, são criadas atualizações para manter a linguagem moderna e compatível com as necessidades atuais.
Nos últimos anos, foram implementados importantes APIs e novos recursos para a linguagem.
6. Número de frameworks.
Por causa da comunidade extensa e dos investimentos constantes na área, existem frameworks extremamente úteis para os desenvolvedores. Como o Spring Frameworks, por exemplo, que é muito usado no mercado de trabalho, facilitando o dia a dia do programador.
Antes de falar do último motivo para aprender Java, deixo aqui uma indicação, o livro Java: Como Programar, é um dos livros mais completos da linguagem. Recomendo também o livro Java para Iniciantes, é bem sucinto e de fácil entendimento, perfeito para quem está iniciando. Confira abaixo.
- ► Livros que recomendo
👉 Java: Como Programar: https://amzn.to/3A5fI2K
👉 Java para Iniciantes: https://amzn.to/2YNVuge
7. Desenvolvimento de jogos
Se você pretende desenvolver jogos, o Java também é uma opção. Com ele, é possível reproduzir pequenos games e criar o seu próprio jogo.
O Minecraft é um exemplo de aplicação criada com essa linguagem. Como vimos ao longo deste artigo, aprender Java é uma ótima aposta para quem deseja entrar no mercado de trabalho.
É uma linguagem popular, com comunidade acessível e tem muita vaga no mercado. É uma tecnologia em constante evolução, e pode ser utilizada em diferentes cenários.
O que achou do post? Você já trabalha ou pretende trabalhar com Java? Deixe nos comentários. Compartilhe com os seus amigos.