A Importância do Profissional Web Designer – O que faz, onde estudar?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Abril 25, 2022

Um designer de web está sempre em busca de novos conhecimentos e tendências para se manter atualizado e sendo um profissional cada vez mais requisitado.

Cada vez mais a internet faz parte da nossa rotina e, consequentemente, da comunicação das empresas. Com o crescimento do número de usuários e a busca por soluções online, a necessidade por profissionais qualificados para desenvolver e gerenciar sites cresceu.

Quem quer trabalhar com web design, ou mesmo melhorar o seu portfólio, precisa estar atento às novidades do mercado. Saber o que buscam as empresas e se qualificar para atender às demandas é a melhor forma de garantir um espaço nesse setor.

O que é o web design?

O web design ou designer de web é o profissional que trabalha com a criação de projetos de interfaces gráficas, a estrutura do site, a navegação, o layout, cores, fontes e a disposição dos ícones, imagens, texto, banners, e etc.

Mas afinal, o que faz um designer web?

O profissional web designer pode atuar de duas formas: como desenvolvedor, construindo os layouts e interatividades dos websites, ou como gerente de produção, cuidando da divulgação e da operação do site.

No primeiro caso, o designer precisa ter um conhecimento técnico adequado para lidar com as ferramentas do mercado. Já no segundo, é importante dominar as técnicas de Marketing Digital, pois é ele quem vai estruturar as campanhas online e fazer com que o site alcance o público-alvo desejado.

Profissional Web Designer

As técnicas utilizadas por este profissional para o design do website são utilizadas para potenciar a exposição dos produtos e facilitar a sua utilização.

Em geral, ele também deve estar preparado para produzir material que o usuário final possa acessar pela Internet com a ajuda de um navegador web.

Aqui estão alguns dos principais conceitos que você vai se deparar enquanto estuda para se tornar um webmaster:

Design e web estética
Planejamento website
Codificação básico
Usando um FTP
Scripts do lado do servidor
Software de criação do site Profissional

Quais programas eles usam?

Ser um bom web designer é uma tarefa árdua, já que as demandas desse profissional é muito grande.

Ele precisa saber trabalhar com linguagens de programadores como XHTML, HTML, XML, linguagens de folhas de estilo (CSS, XSL), assim como algumas formas de script como JavaScript, PHP e ASP.

Além disso, o web designer tem que ter uma boa noção de design gráfico e ser capaz de criar layouts atraentes e funcionais para os sites.

É um profissional que está sempre em busca da perfeição e que não mede esforços para entregar um produto final satisfatório ao cliente. Por isso, ele precisa de muita dedicação e paciência pra conseguir se destacar no mercado.

Não é necessário saber as essências dessas linguagens, porém é importante caso apareça trabalho com demandar modificações estruturais em web template (modelo de página da web).

Leia também: Planejamento para Começar Sua Empresa de Tecnologia e Ganhar Dinheiro

Web design backend

Já que é preciso saber usar PHP e ASP para trabalhar com desenvolvimento web, é claro que esse profissional não pára por aí! É necessário dominar bancos de dados MySQL, PHP, Oracle e MSSQL pra conseguir lidar com todos os tipos de projetos.

Essas habilidades fazem com que o trabalho desse profissional seja bastante versátil e abrangente, já que ele pode atuar em praticamente qualquer área da informática.

Softwares que todo web designer

Os softwares mais utilizados na área de webdesign são os mesmos que possibilitam um maior controle sobre as imagens produzidas.

Adobe Photoshop, Illustrator e Fireworks permitem a geração de imagens de alta qualidade; Adobe Dreamweaver auxilia no trabalho com CSS e linguagens de marcação; enquanto CorelDraw é bastante indicado para trabalhar com imagens em vetor.

Esses softwares tornam o processo criativo bem mais dinâmico e eficiente, uma vez que proporcionam um resultado final de excelência. Além disso, o usuário conta sempre com a orientação do software para realizar melhor seus trabalhos.

Esses programas são indispensáveis para os profissionais da área, que contam com uma variedade de recursos que possibilitam uma maior criatividade e personalização nos projetos desenvolvidos.

Mas onde estudar?

Há várias instituições particulares que oferecem cursos de web design, mas nem todas possuem a qualidade necessária. A Udemy é uma plataforma de ensino à distância que oferece cursos de alta qualidade, com professores especialistas no assunto.

Leia também: Udemy vale a pena? É confiável? Dá certificado?

Além de aprender as técnicas de design, o aluno da Udemy tem a oportunidade de conhecer as melhores práticas de produção e divulgação de sites. E o melhor de tudo: os cursos são pagos a preços acessíveis.

Se você quer se qualificar para trabalhar com web design, a Udemy é uma ótima opção. Conheça os cursos disponíveis no site e comece a se preparar para o mercado de trabalho.

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade