4 Principais Características Para Ser um Bom Líder

Escrito por Tecno Dicas de TI

Bootcamp Gratuito Imersão AWS, que vai rolar de 04 a 07 de Outubro.

Você irá aprender na prática a colocar no ar uma aplicação segura, com alta disponibilidade da aplicação ao banco, com deploy sem downtime e escalável.

Compartilhe agora mesmo:

4 Principais Características Para Ser um Bom Líder
 

Se você acha que não é um bom líder, talvez necessite fazer o Método Master Líder Coach. O método Master Líder Coach e Um Método completo para qualquer tipo de Líder.

 

Neste tópico vou falar um pouco das 4 principais características de um bom líder. Para ser um grande líder é indispensável entender várias qualidades que trarão seguidores. As seguintes qualidades são apenas algumas das muitas qualidades vitais para uma liderança eficaz:

  1.  Carisma 
  1.  Atitude Positiva 
  1.  Motivação 
  1.  Assertividade 
 

1. Carisma 

 

A liderança que gera mais carinho por parte das pessoas é a liderança carismática. Hoje é fundamental, que qualquer equipe  ou organização trabalhe o carisma de seus líderes. Os líderes carismáticos têm o dom de tocar as pessoas por meio de sua escolha de palavras. 

 

Os líderes carismáticos são atraentes, charmosos e podem encorajar os seguidores a apoiar uma grande visão ou idéia.

 

Agora é necessário compreender algo muito sério quando se fala de liderança carismática, se pensa em algo que de fato resolva problemas, porque não adianta apenas ter carisma se não resolver problemas.

 

As instituições que mais têm resultado com relação a líderes carismáticos, são organizações religiosas. Os líderes religiosos que são carismáticos têm muito mais chance de ter fiéis e seguidores do que líderes religiosos que não são carismáticos.

 

Já as empresas não gostam muito, e não tem muito o hábito de investir tempo, energia e dinheiro em líderes carismáticos. Porque esse não e o foco do mundo corporativo. O mundo corporativo tem um objetivo único, gerar resultado, renda e lucro.

 

Claro que tem um ângulo social, humano, da responsabilidade, sustentabilidade e do meio ambiente. Mas o ponto central, que segura as empresas é o lucro. 

 

Então a liderança carismática não é necessariamente uma liderança de resultado, não é necessariamente uma liderança que resolve problemas, mas sem dúvida nenhuma é uma liderança que faz as pessoas se apaixonarem por você.

 

2. Atitude Positiva 

 

O pensamento positivo sem atitude positiva não faz acontecer, não realiza e não transforma. A atitude positiva é um impulso que nos leva a tomar uma decisão em momentos inesperados.

 

Infelizmente no mundo corporativo vivenciamos atitudes e comportamentos que bloqueiam o desenvolvimento pessoal e coloca as pessoas no modo automático tornando as meras executores de tarefas. 

As empresas acabam tendo resultados medíocres, colaboradores frustrados e grandes talentos enterrados.

 

Um líder que tem uma atitude positiva influenciará seus seguidores a manterem a mesma atitude. Um líder com atitude positiva sempre pensa no coletivo, enxerga seus colaboradores como time, caminha lado a lado, incentivar seus liderados, oferece ajuda e marca presença nos momentos de dificuldades como nos momentos de glória, servindo de exemplo e motivação para a equipe.

 

Um bom exemplo de líder com atitude positiva pode ser um pai ou professor.

 

Mães, pais ou professores do ensino fundamental aparecem e são vistos como modelos para as crianças que estão ensinando e criando.

 

Esses modelos são os primeiros líderes que encontram na vida. As crianças tornam-se muito dependentes dos líderes porque são seus veículos para o mundo exterior e fornecem ajuda e assistência muito necessárias.

 

Se um pai nutre e ama seu filho, ele prosperará sob esse incentivo.

 

Se um professor fornece uma experiência de aprendizagem positiva para a criança, ela terá sucesso e esse sucesso se tornará contagioso … Em qualquer circunstância, a atitude positiva de um líder terá maior impacto e influência sobre seus seguidores.

 

3. Motivação

 

Em um mundo atlético, um líder motivador pode ser um técnico, treinador ou até mesmo um colega de equipe. Enquanto o talento dos jogadores é um ponto determinante de uma equipe vencedora, o seu treinador também é um fator importante.

 

O nível de espírito da tua equipe, a motivação que a sua equipe tem, é uma conseqüência de sua motivação. Então você nunca vai ter uma equipe motivada se você como líder não realizar muita coisa.

 

Se um técnico não consegue formar uma equipe vencedora, seu trabalho está em jogo. 

 

A motivação envolve infundir sua equipe com padrões elevados e definir metas desafiadoras, mas alcançáveis, à medida que eles desempenham bem. Assim, sua capacidade de motivar irá melhorar o desempenho.

 

A motivação também está relacionada a uma atitude positiva. Quando um treinador tem uma atitude positiva e fornece um ambiente positivo para seus jogadores, a equipe provavelmente estará motivada a se mover em sua direção, onde o sucesso final pode ser encontrado.

 

4. Assertividade 

 

Um líder tem a responsabilidade de orientar a direção de sua empresa. O estilo assertivo e aquele estilo de líder que consegue trabalhar muito bem se posiciona de forma adequada, defende os interesses da equipe e ajuda os seus colaboradores com aprendizado e crescimento deles.

 

Quando um líder é firme e assertivo na delegação de tarefas de seus subordinados, eles mantêm um respeito maior para cumprir as tarefas.

 

Além disso, um líder assertivo não deve fazer seus subordinados se sentirem como se estivessem em um ambiente hostil. Em vez disso, um líder assertivo deve respeitar seu povo e, ao mesmo tempo, exigir responsabilidade adequada. 

 

A assertividade e a confiança de um líder ganham respeito. Com esse respeito, as pessoas têm muito mais probabilidade de seguir, ajudar e imitar seu líder para alcançar o sucesso.

 

É importante destacar que mesmo você não sendo um executivo com liderados, é essencial conhecer como funciona uma liderança estratégica, porque você tem a oportunidade de tomar iniciativas em reuniões, grupos de trabalho e assim se sentir mais seguro e realizado da melhor forma e até se destaca.

 

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Translate »