6 Problemas de nuvem que você deve estar ciente

Escrito por Tecno Dicas de TI

Bootcamp Gratuito Imersão AWS, que vai rolar de 04 a 07 de Outubro.

Você irá aprender na prática a colocar no ar uma aplicação segura, com alta disponibilidade da aplicação ao banco, com deploy sem downtime e escalável.

Compartilhe agora mesmo:

6 Problemas de nuvem que você deve estar ciente

Os serviços em nuvem estão sendo adotados por muitas empresas devido aos inúmeros benefícios que oferecem às empresas. A nuvem pode fornecer mais opções de recursos de comunicação e muitas empresas relataram um aumento na eficiência de seu trabalho em equipe.

No entanto, os serviços de computação em nuvem são conhecidos por ter atributos exclusivos que podem exigir avaliações de risco em várias áreas, como recuperação de dados, integridade de dados, privacidade e avaliação crítica de certas questões legais que envolvem conformidade regulatória, auditoria e E-Discovery.

Os clientes dos serviços são obrigados a exigir transparência e devem evitar os fornecedores que se recusam a revelar suas informações sobre programas de segurança. Eles devem fazer perguntas relacionadas aos processos de controle de risco, formuladores de políticas, mecanismos técnicos, operadores e codificadores. A seguir estão os problemas de nuvem que você deve estar ciente:

O uso da nuvem interna é considerado inerentemente seguro

A maioria das empresas deixou de usar os serviços de nuvem pública e optou por uma área de nuvem privada. Este tipo de nuvem fica oculto por um firewall e muitos acreditam que pode aumentar o nível de proteção. No entanto, este não é o caso; as empresas precisam entender que proteger a nuvem por um firewall não garante uma solução segura.

A falta de visibilidade apresenta riscos de segurança

A maioria dos provedores de nuvem são invisíveis e isso pode representar alguns riscos de segurança para as empresas. Portanto, as empresas devem tomar uma decisão informada ao mover seus arquivos para a nuvem, pois não haverá autoridade para lidar com eventuais riscos associados a esta operação.

Aplicativos não seguros

Os aplicativos de segurança regulares têm atraído muita atenção há muito tempo. Se for possível, o aplicativo pode ser reconstruído para fornecer uma implantação confiável para serviços em nuvem. Esta ação ajudará os componentes do aplicativo a serem mais resilientes. É importante observar que o provedor de nuvem não o ajudará durante este processo.

Viabilidade de Longo Prazo

Idealmente, os provedores de nuvem nunca serão engolidos por outras empresas, serão adquiridos ou irão à falência. Caso isso aconteça, o consumidor deve ter certeza de que seus dados estarão seguros. Você deve perguntar ao seu provedor quais medidas eles adotaram para devolver os dados armazenados ao consumidor no caso de sua empresa falir.

Arquivos de dados confidenciais precisam de um armazenamento mais seguro

Os consumidores de serviço devem ter cuidado com o armazenamento de informações confidenciais usando a tecnologia de armazenamento em nuvem. No entanto, a solução é criptografar seus dados e a questão será como e onde decodificá-los. É aconselhável que os dados criptografados nunca sejam armazenados junto com a chave de codificação.

O acesso aos arquivos e as taxas de transferência dependem da velocidade da Internet

Para acessar os arquivos do armazenamento de dados do provedor, o consumidor deve ter uma conexão de internet estável e confiável. É importante observar que a internet com fio pode ser afetada pelos caprichos da natureza. Mesmo que um consumidor possa acessar esses arquivos por meio de dispositivos móveis, seus usos ainda são limitados.

A tecnologia em nuvem ainda é uma escolha inteligente para fornecer serviços de armazenamento para indivíduos, pequenas empresas, organizações públicas e muitos outros. No entanto, é preciso entender os problemas de segurança envolvidos ao se inscrever com um provedor de nuvem.

Vídeo Grátis: Proteção contra ataque DDoS

Vídeo Grátis Proteção contra ataque DDoS

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Translate »