A computação em nuvem é segura?

Escrito por Tecno Dicas de TI

Bootcamp Gratuito Imersão AWS, que vai rolar de 04 a 07 de Outubro.

Você irá aprender na prática a colocar no ar uma aplicação segura, com alta disponibilidade da aplicação ao banco, com deploy sem downtime e escalável.

Compartilhe agora mesmo:

A computação em nuvem é segura?

A computação em nuvem é definitivamente uma transformação no mundo da tecnologia da Internet. Tornou possíveis coisas novas e ajudou muitos a economizar tempo e energia. Em troca, os custos diminuíram.

No entanto, é do conhecimento geral que tudo tem um lado bom e um lado negro. A nuvem não é uma exceção porque existem várias preocupações por parte dos clientes – especialmente quando se trata da questão da segurança.

Uma vez que os mecanismos da nuvem são controlados por pessoas invisíveis em locais desconhecidos, existe um medo genuíno sobre a segurança, conforme discutido abaixo.

Preocupações de segurança

Existem duas lacunas principais quando se trata de segurança na nuvem.

Primeiro, você ficaria preocupado com hackers ou acesso às suas informações por pessoas ilegais ou não autorizadas. Isso pode levar ao comprometimento de informações classificadas ou privadas; todos os seus dados são privados.

Os hackers podem lucrar com seus dados ou os dados podem ser usados ​​para paralisar seus negócios. O segundo tipo de preocupação é o mau funcionamento da infraestrutura pelos serviços de armazenamento em nuvem.

Existem algumas empresas, como a Ma.gnolia, que entraram em colapso, perdendo dados vitais de clientes para sempre.

Não há dúvida de que essas preocupações são reais. No entanto, a resposta à segurança está com o provedor de serviços em nuvem. Antes de registrar uma conta gratuita ou contratar os serviços de uma empresa de armazenamento em nuvem, leia sobre seus termos e condições. Na verdade, pergunte sobre essas questões de segurança.

Você ficará surpreso com algumas das políticas de segurança que existem. Apenas no caso de os dados serem comprometidos ou perdidos, a empresa deve ter uma causa de ação que supostamente remediará o seu problema.

Muitas empresas afirmarão que suas políticas de segurança são de primeira linha e que não há nenhum medo de tais acontecimentos.

Obviamente, não basta apenas ouvir as palavras; você precisa ser protegido por escrito. Portanto, sim, os receios relativos à segurança são muito reais – certifique-se de que está coberto pelo contrato ou acordo que assinou antes de obter acesso aos seus serviços.

Você deseja trabalhar com um provedor de serviços em nuvem que armazene uma cópia de backup de todos os seus dados. Além disso, você precisa saber quais procedimentos seguir caso algo ruim aconteça e seus dados sejam comprometidos.

Com essa garantia e conhecimento, é muito melhor operar em uma nuvem. No entanto, é sempre aconselhável trabalhar com empresas que apresentam melhor desempenho nessa área.

Nem todo serviço de armazenamento em nuvem vale a pena ser considerado.

Na vida não há garantias e nesse sentido, você precisa estar preparado com uma garantia do provedor de serviços em nuvem. Além disso, seja muito atencioso e conduza uma pesquisa completa e saiba o que a lei em sua área diz sobre a segurança na nuvem.

E não pare por aí.

O país onde os servidores privados dedicados estão armazenados terá certas leis que regem as operações; procure descobrir se você pode encontrar a suspensão adequada se algo der errado em um local diferente.

A computação em nuvem é segura?

A computação em nuvem tem suas próprias falhas ou desvantagens e, apesar de todos os benefícios, existe uma grande preocupação com a segurança.

Não é perfeito ou infalível e para evitar sofrer as consequências da insegurança na nuvem, seja proativo para se certificar de que você tem um plano B ou que sabe a quem recorrer se algo der muito errado.

Um plano B pode manter seu próprio backup pessoal de todos os seus dados. Vale acrescentar que casos de hacking e perda de bancos de dados em nuvens são raros, mas podem acontecer.

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Translate »