AMAZON: Modelo de Negócio, e Suas Tecnologias

Modelo de Negócio da Amazon e Suas Tecnologias

No artigo de hoje vamos falar sobre a Amazon, uma  empresa no ramo de tecnologia, se você ainda não fez negócio com ela, você vai fazer em pouco tempo, ou até mesmo já fez sem perceber.

E é muito legal a gente dar uma estudada sobre o surgimento e evolução dessa empresa, porque ela é focada em alguns fundamentos importantíssimos para todo negocio: Inovação e persistência.

A história da Amazon

A Amazon foi fundada em 5 de junho de 1994 em Seattle nos estados unidos, e teve seu site lançado em junho do ano seguinte.

O fundador da Amazon é Jeff Bezos um empresário e engenheiro que trabalhava como analista em Wall Street. Observando o mercado ainda novo da internet, ele resolve abrir a própria empresa.

Jeff Bezos começou a Amazon com a esposa na própria garagem, bem como outras grandes companhias da tecnologia, o casal não sabia bem qual o produto vender entre CDs, peças de computador, software e livros, e escolheu a última opção.

Os motivos vão desde o baixo preço até o vasto catálogo disponível de obras para todos os gostos.

O que precisamos entender é como a Amazon começou a se destacar nesse começo, que era uma coisa muito difícil. No ano de 1993 a internet ainda era uma pequena mocinha e não tinha nem 10% dos recursos que a gente tem hoje.

Pra começo de conversa todos os pedidos dela era online, que pra época em 1990 e no final da década, isso já era uma grande coisa.

O segundo grande ponto da Amazon era que ela não tinha um armazém que ela armazenava todos os livros dos estados unidos que as pessoas pediam, em vez de deixar um lugar fixo ela tinha várias e várias parcerias com atacadistas e distribuidores.

Então não importa o livro que você pedisse que tivesse um catálogo da Amazon ela dava um jeitinho de entregar pra você, e entregar isso o mais rápido possível.

O site começa um ano depois com um modelo de negócio estruturado e pronto.

O Jeff Bezos é conhecido até hoje por ser um cara super metódico, super calculista, ele planeja muito bem antes de executar alguma coisa. Isso foi essencial para o sucesso da Amazon.

Pra você ter uma ideia ele levou um ano entre ter a ideia, desenvolver ela e colocar no ar, logo quando a Amazon começou a entregar os primeiros livros ela já começou a incomodar algumas grandes empresas do ramo que estavam no ranking da historia

No primeiro mês de funcionamento a Amazon recebe pedidos de todos os 50 estados do seu país natal, além de 45 países.

Em 1997 ela faz uma oferta pública de ações, já mostrando números bem impressionantes, naquele ano eram mais de dois milhões e meio de livros do catálogo e 148 milhões de dólares em vendas.

Só que o objetivo dele sempre foi muito mais do que só vender livros. O foco desde o inicio sempre foi que a loja dele vende-se de tudo, esse sempre foi um dos focos da empresa.

E o segundo foco foi atender bem ao cliente custe o que custar, devolver dinheiro se for preciso, prestar consultoria se for preciso, esse sempre foi o foco da Amazon desde o início, o foco total no seu consumidor.

E um monte de gente deve dizer a mesma coisa, (isso é loucura), e eu concordo, às vezes parece loucura mas esses caras estão bilionários hoje em dia.

Em 1998 ela começa a vender CDs e DVDs, e no ano seguinte brinquedos e eletrônicos em geral.

Mas é no ano 2000 que a grande revolução acontece com o marketplace, essa é aquela venda de produtos de terceiros, como usuários ou lojas menores. Eles anunciam lar e pagam uma taxa para cada venda feita via Amazon.

Em 2000 ocorre o estouro da bolha da internet, quando os investimentos em empresas online eram tão altos e irreais que quebraram a bolsa de nova York e derrubaram o preço das ações de um dia para o outro.

Muitas marcas nunca se recuperaram ou e até deixaram de existir e as ações da Amazon caíram de 100 pra 69, muita gente da equipe foi demitido nessa época.

Então a Amazon sobrevive mas fica com alguma sequelas e alguns probleminhas aí. Só que sobreviver a esta bolha da internet foi muito importante, porque depois deste ano ela decola e não parou mais de crescer.

Amazon Prime

No ano seguinte em 2005, eles lançaram os serviços do Amazon Prime, onde você conseguia receber um produto com um tempo menor ainda.

Essa assinatura logo dá acesso também ao Amazon vídeo a plataforma de filmes e séries. A concorrência com a Netflix é cada vez mais acirrada.

Amazon Web Services (AWS)

Em março de 2006 eles entraram no ramo dos servidores e anunciaram o amazon web services o AWS, que seria um serviço de hospedagem. E quase uma empresa separada.

Então eles botaram toda a experiência em servidores, onde as pessoas podem ir lá e hospedar sites, hospedar serviços e tudo mais.

A espera para sair do papel foram de vários anos mas compensou já que hoje ela oferece suporte também para gerenciamento de redes, aplicativos, banco de dados e ferramentas de desenvolvimento.

Kindle

Em 2007 foi o lançamento do Kindle, o mais famoso do mercado. O primeiro modelo tinha teclado físico e não era touchscreen mas já tinha aquela telinha com 6 polegadas.

Então a Amazon criar um segmento completamente novo de mercado e se mantém forte até hoje não só no Kindle mas também tablets.

Com os dispositivos kindle você nunca mais terá problema de espaço, eles são finos e leves para carregar e cabem centenas de livros dentro deles. Além disso com uma única recarga bateria pode durar semanas.

Eles possuem tela anti reflexo para você ler como se fosse papel, e iluminação embutida especialmente desenvolvida para não cansar a sua vista. Você ler em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, aproveite e compre já o seu.

Inovação de Mercado

Então pegando o exemplo, Se você tem um negócio e existe a possibilidade de inovar nesse negócio, inove você mesmo, inove seu produto ou serviço.

Mude os negócios da sua empresa, porque senão alguém vai fazer, e é isso que está acontecendo dentro do mercado ultimamente.

E foi em 2008 que a Amazon bateu uma meta muito importante, chegou a ter mais de 600 milhões de pessoas visitando seu site. Isso é mais que o dobro da visitação de uma loja da Walmart que é uma das maiores lojas varejistas nos estados unidos.

Então foi nos anos 2000 que Jeff Bezos conseguiu conquistar os seus maiores sonhos, e conseguiu se transformar em uma das maiores, senão a maior loja varejista dos estados unidos.

E isso sem ter nenhuma loja física, tudo foi realizado através da internet. Claro que agora ela tem, mas não tinha nenhuma loja física até o momento.

Tecnologias da Amazon

Experiência de compra na Amazon Go

E impressionante esse tipo de tecnologia da Amazon não é? Ela é uma empresa que está sempre inovando ela não para de investir

Tudo que ela inventa dá certo? Não. Teve alguns inventos como um celular, depois um tablet que também não deram certo. Isso desmerece a empresa? Torna ela uma derrotada? não porque quando a gente sonha alto e são muitos sonhos, muitos deles podem dar errado, mas muitos deles podem dar muito certo.

Logistica Robôs – Centro de Distribuição da Amazon

 

A Amazon abriu a plataforma e os e-books são gratuitos

Computação, Informática e Mídias Digitais 42 ebooks http://acesse.vc/v2/1011a76cb39

Comentarios

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*