O Profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

É Impossível imaginar a nossa sociedade sem sistemas informatizados. Os softwares estão por todos os lados.

Das Telas dos Smartfones a movimentações financeiras, passando por sistemas de controle de produção industrial e de estoque e faturamento no comércio.

Há décadas essa realidade era coisa de ficção científica, hoje o que parece fictício é pensar na nossa sociedade sem esses recursos, mas o que dá para imaginar é o quanto essa área ainda vai se desenvolver no futuro próximo. E o quanto são necessários esses profissionais que desenvolvem, implementam e atualizam essas tecnologias.

Teoria geral dos sistemas

Então um sistema e um conjunto de partes inter-relacionadas que se interagem para alcançar um objetivo comum. Então todo sistema é composto por subsistemas.

Além de visualizá-los e entendê-los por completo, temos que observar e compreender as partes que se interagem para forma-lo. Então agente tem um exemplo aqui bem simples. Um sistema é subdividido em partes para construir um sistema completo por inteiro.

O que faz um ANALISTA de SISTEMAS?

O analista de sistemas é um profissional da área de Tecnologia da Informação (TI). que analisa sistemas e esquematiza todo o processo de determinada tarefa ou de determinada aplicação.

Também ele é responsável por criar toda documentação, e projetar o que o programador deve colocar nais linhas do código. Ou seja o analista de sistemas é aquele que cria e o programador desenvolve.

Como analista de sistemas você também vai ser capaz de entender o negócio do cliente, o que ele está precisando. Você pode trabalhar na modelagem de processos na implantação do sistema, na migração de dados e etc.

O analista de sistema tem que ter também a capacidade de negociação para atender e trazer frutos para a empresa que o contratou.

Como analista de sistema tem que ter uma capacidade de negociação boa para gerir todos os projetos.

O analista trabalha com suporte ao usuário, ele tem que ter muito conhecimento em linguagem de programação. Além disso ele tem que treinar usuários, e outras pessoas, dar apoio e suporte a toda a equipe do projeto ao qual estiver trabalhando.

Para ser um analista de sistemas você tem que ter conhecimentos de banco de dados, MySQL, Oracle e ter conhecimento de ferramentas case modelagem de dados, aplicações web e etc.

Carreira de um analista de sistemas

O software e parte importante no trabalho de um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, que além de desenvolver projetos também se dedica à manutenção assim como no aprimoramento de aplicativos.

Após concluir uma Graduação EAD ou Presencial, esse profissional pode atuar em empresas de assessoria tecnológica, consultoria de TI e desenvolvimento de sistemas, além de instituições de ensino, órgãos públicos ou mesmo se dedicar ao trabalho autônomo (Freelancer).

Se você busca uma carreira desafiadora em que um projeto nunca é igual ao outro, o caminho do tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, pode ser ideal.

Mais Notícias

Comentarios

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta