Computação em nuvem x Armazenamento em nuvem

Escrito por Tecno Dicas de TI

Bootcamp Gratuito Imersão AWS, que vai rolar de 04 a 07 de Outubro.

Você irá aprender na prática a colocar no ar uma aplicação segura, com alta disponibilidade da aplicação ao banco, com deploy sem downtime e escalável.

Compartilhe agora mesmo:

Computação em nuvem x Armazenamento em nuvem

A computação em nuvem fornece vários serviços de TI na forma de aplicativo para o usuário final via Internet. A tecnologia em nuvem é definida como um conjunto de redes, hardware, serviços, interface e armazenamento que são combinados para fornecer todos os aspectos dos serviços em nuvem.

Alguns dos serviços em nuvem incluem infraestrutura, entrega de software e armazenamento virtual. A seguir, veremos a diferença entre computação em nuvem e armazenamento em nuvem.

Computação em Nuvem

A computação em nuvem envolve o compartilhamento de software com diferentes computadores na rede. Isso significa que o software não precisa necessariamente ser armazenado na máquina local.

Um bom exemplo é quando um usuário de computador deseja escrever um relatório, mas não instalou o Microsoft Word. O usuário pode adquirir o serviço Microsoft Word por meio da computação em nuvem de outro computador na rede.

A computação em nuvem é composta por quatro características que incluem elasticidade e capacidade de escalar para cima e para baixo, interfaces de programação de aplicativos, desa-provisionamento automático e provisionamento de autoatendimento e, finalmente, a capacidade de oferecer medição e cobrança do uso do serviço.

Os serviços de computação em nuvem se tornaram populares porque são convenientes e acessíveis. Com a computação em nuvem, você poderá manter seus contatos, e-mail e calendário. Isso também permitirá que você visualize seu conteúdo, edite e compartilhe com outros dispositivos que você está usando.

O Google Apps 2013 é um dos serviços de computação em nuvem que permite ao usuário visualizar, editar, criar e colaborar com qualquer documento de estilo de escritório, incluindo planilhas, apresentações e documentos de processador de texto.

As fotos podem ser facilmente gerenciadas no Picasa e os vídeos podem ser compartilhados e carregados através do Google Video.

Armazenamento na nuvem

Os desastres podem ser causados ​​por causas humanas ou naturais e podem facilmente fritar seu computador. Alguns desastres incluem inundações, incêndios ou picos de energia, e todos podem destruir seus preciosos arquivos.

Além dessas calamidades naturais, os dados armazenados localmente enfrentam muitas outras ameaças que incluem falha do disco rígido, apagamentos acidentais e roubo.

É difícil prever quando e onde o desastre acontecerá, mas agora você pode armazenar seus dados na nuvem por meio de um serviço de gerenciamento de armazenamento.

Este serviço de armazenamento de dados irá garantir que seus arquivos sejam armazenados com segurança e possam ser recuperados a qualquer momento.

O armazenamento em nuvem pode fornecer armazenamento ilimitado por uma taxa fixa. Isso significa que o usuário pode armazenar um grande número de arquivos, pois, o serviço não irá limitar seu limite.

O armazenamento em nuvem oferece alguns recursos úteis que tornam possível compartilhar e fazer upload de arquivos de uma maneira fácil e conveniente. O serviço fornecerá sincronização offline, compartilhamento de pasta e controle de versão de arquivo.

Com o armazenamento online, você terá a oportunidade de armazenar arquivos digitais e acessar seus dados de vários dispositivos, como dispositivos móveis e vários computadores.

O armazenamento em nuvem é um serviço poderoso, mas simples o suficiente para ser usado pela maioria dos clientes. Este armazenamento online é complementado com opções de suporte e ajuda. O suporte direto ao cliente é oferecido por e-mail, chat ao vivo e telefone.

A tecnologia de computação em nuvem pode ser usada em diferentes formas que incluem nuvens privadas, nuvens públicas e nuvens híbridas.

Essa tecnologia pode mudar a maneira como as empresas aplicam a tecnologia para atender clientes, fornecedores e parceiros.

A tecnologia de nuvem pode eliminar muitas restrições comuns a um ambiente de computação tradicional, como espaço, energia, tempo e custo.

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Translate »