Servidor Proxy – Para que serve?

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Tecno Dicas de TI
em Maio 12, 2019

Evento DevOps e SRE Speedy

Oito horas com transmissões interativas online e ao vivo para você aprender com speakers que são fera no tema.

Compartilhe agora mesmo:

Servidor Proxy – Para que serve?

O servidor de proxy é uma máquina colocada entre os computadores da rede e a internet.

O proxy é muito utilizado para compartilhar a internet, mas a principal função deste serviço é melhorar as conexões entre as máquinas que acessam a internet na rede e normalmente estão lentos.

Toda vez que existe um acesso a http ou  ftp, o servidor proxy captura os dados que o destinatário disponibiliza ao cliente e armazenar em uma área de disco.

Assim na próxima vez que o cliente, ou até mesmo outro cliente, for acessar o mesmo conteúdo, ele verifica se as informações existem no servidor, e assim não necessita baixar todas as informações novamente para o computador.

Esse processo também pode ser implementado para os downloads, principalmente os de atualizações de programas como o antivírus e o Windows.

Vamos imaginar que você quer que toda a rede local esteja submetido a algumas regras específicas de conduta, como por exemplo, evitar que as pessoas acessem um determinado site ou certos conteúdos como redes sociais em horário de trabalho, algo que é muito comum empresa, justamente escolas também.

Ou você quer que algum usuário específico tenha que se autenticar para acessar a internet, bem comum em faculdades. Se tornando assim mais fácil o monitorar do seu comportamento, além de impor algumas restrições também. Tudo isso pode ser feito através de um servidor proxy.

Existem servidores proxy, os mais comuns são os computadores com sistema operacional Linux e o [email protected] [email protected] Server como ISA instalado fazendo serviço de proxy.

Mas também podemos encontrar vários programas que podem ser instalados em sistemas operacionais como Microsoft Windows, sem as tecnologias de servidores.

Exemplos de programas:

  • AnalogX Proxy – Freeware;
  • BrowserGate -Demo;
  • Winproxy – Demo;
  • WinConnection – Shareware;

É bom que você conheça as grandes variedades de programas que existem, e muitos deles às vezes encontramos como demonstração que é, permitido sua utilização por um período limitado de tempo.

Procure sempre se atualizar. A tendência do mercado é cada vez mais aumenta a utilização do Linux no mercado, pois as grandes empresas e até mesmo o Governo está começando a migrar seus sistemas para ele.

Um abraço

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Evento DevOps e SRE Speedy

Oito horas com transmissões interativas online e ao vivo para você aprender com speakers que são fera no tema.

Translate »