Funcionamento de Redes Wireless

Wireless é uma palavra inglesa que significa sem fio, wire  (fio, cabo) e less (sem).

Por isso tudo e qualquer tipo de conexão que trabalha com transmissão de dados sem a utilização de fios e cabos é conhecido como wireless.

Falar de rede sem fio parece uma coisa complicada, mas é totalmente diferente; uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio transmissão através do ar.

Este tipo de rede vem crescendo  cada vez mais é sua instalação não é tão complicada.

Como exemplos de transmissões sem fio podemos citar o controle remoto da televisão, aparelho celular, dentre vários outros equipamentos que utilizam esta tecnologia.

Funcionamento

Por meio de portadores de rádio ou infravermelho, as WLANs trocam as informações entre os pontos da rede.

Os dados são modulado na portadora e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

No ambiente típico, o dispositivo transmissor/receptor o ponto de acesso (access point) é conectado a uma rede local é Ethernet convencional.

Os pontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a rede convencional, como também intermedeiam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular.

Com o objetivo de oferecer informações práticas e claras a respeito de como se deve instalar e configurar uma rede wireless eu recomendo o Treinamento Técnico Wireless 2.0)”, no qual você receberá informações do técnico e especialista Edgar Fialho Lopes.

.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*