Java vs Python Qual você deve aprender?

Escrito por Tecno Dicas de TI

Bootcamp Gratuito Imersão AWS, que vai rolar de 04 a 07 de Outubro.

Você irá aprender na prática a colocar no ar uma aplicação segura, com alta disponibilidade da aplicação ao banco, com deploy sem downtime e escalável.

Compartilhe agora mesmo:

Java vs Python Qual você deve aprender?

Java e Python são às duas linguagens mais populares e poderosas dos últimos tempos.

É bastante comum ficar confuso quando se trata de escolher uma das duas. Agora, a pergunta mais comum feita pelos iniciantes é qual é o melhor Java ou Python?

No artigo de hoje, irei falar sobre como às duas linguagens diferem uma da outra e qual delas se encaixa melhor no seu objetivo.

O número de linguagens de programação usadas na produção e no dia-a-dia teve um enorme crescimento na última década agora em relação a esses números registrados.

Vamos restringir nosso Foco às duas linguagens mais populares que criaram um turbilhão entre os desenvolvedores e também os iniciantes.

Portanto, vamos começar com uma breve introdução a ambas as linguagens.

Java é uma das linguagens mais fundamentais que produz software para múltiplas plataformas.

E a melhor coisa é que independente da máquina, ela pode ser escrita, e uma vez executada em qualquer lugar.

Python, por outro lado, é uma linguagem de programação simples, fácil de ler e de alto nível, mas os programadores se apaixonam por ela principalmente por causa do aumento de produtividade que ela fornece.

Ambos foram às duas linguagens mais populares e controversas da década.

Então, vamos seguir e dar uma olhada nos vários aspectos da comparação que nos ajudarão a encontrar uma resposta para a questão de qual é a melhor das duas.

Agora, se dermos uma olhada na velocidade de java e Python, o primeiro é uma linguagem de programação com tipagem estática, o que a torna mais rápido.

Onde está o último está um interpretador que determina o tipo de dados em tempo de execução, tornando-o mais lento comparativamente quando se trata de histórico de legado de Javas na empresa.

E os estilos de codificação do mundo são geralmente maiores e mais numerosos.

Onde está Python tem menos problema de legado, o que torna difícil para a organização copiar e colar códigos.

Agora, ambas as linguagens são muito simples e fáceis de escrever, mas se olharmos para o comprimento de ambos os códigos, Python consiste em menos número de linhas ou códigos mais curtos em comparação com Java, que também são fáceis de entender.

Outra característica são os bancos de dados.

A conectividade de banco de dados Java é mais popular e amplamente usada para conectar, enquanto as camadas de acesso de banco de dados Python são mais fracas do que java, por isso raramente é usado em empresas.

Agora, se olhar para a agilidade prática, Java fornece suporte de refatoração mais constante do que Python, por causa de seu sistema de tipo estático e universalidade de IDE para o desenvolvimento de aplicativos móveis e da web.

Mas o Python se tornou uma escolha popular para todas as tecnologias recentes, como ciência de dados, aprendizado de máquina, e inteligência artificial.

Em seguida, se olharmos os resultados da pesquisa dos EUA e da Índia nos últimos cinco anos, os EUA viram uma deriva drástica no domínio de ambas as linguagens.

A Índia também viu um crescimento no caso de Python.

O próximo recurso de comparações é o crescimento salarial dos engenheiros java e Python com base em sua experiência.

Podemos ver que tem havido um crescimento constante em ambas as situações ao longo de um certo período de tempo.

Agora se compararmos o crescimento de ambos os engenheiros no caso dos calouros Python tem um pouco de Edge em relação ao java devido ao aumento da demanda nos últimos tempos hoje em dia.

Os trabalhos estão mais relacionados à automação e inteligência artificial.

Que preferem saber o que é Java e é exatamente por isso que podemos ver a mudança no gráfico.

Considerando que, se olharmos para o crescimento no caso de engenheiros experientes, o Java domina ao longo do tempo porque o Java estava em uso antes que o Python se tornasse popular e os engenheiros experientes acham conveniente para eles manterem sua zona de conforto em vez de mudar para uma nova linguagem.

Então, vamos dar uma olhada em um dos aspectos mais importantes que tornam o Java e o python diferentes um do outro.

Isso pode ajudá-lo a finalmente decidir o vencedor.

Vamos dar uma olhada em algumas das diferenças básicas.

Java é uma linguagem de programação compilada e o código-fonte é compilado para bytecode pelo compilador Java e o código de bytes é executado por uma máquina virtual Java.

Por outro lado, o python é uma linguagem interpretada, pois, a tradução ocorre ao mesmo tempo que o programa está sendo executado.

Java suporta herança de encapsulamento. Polimorfismo e abstração, o que a torna uma linguagem orientada a objetos.

Python também é uma linguagem orientada a objetos, mas tem uma vantagem adicional. Também é uma linguagem de script e é fácil escrever scripts em Python.

Agora, as linguagens de programação com tipagem estática fazem a verificação de tempo de compilação, e não em tempo de execução.

Considerando que as linguagens de programação dinamicamente digitadas fazem a verificação de tipo em tempo de execução em oposição ao tempo de compilação e ajuda você a escrever um pouco mais rápido, porque você não precisa especificar tipos a cada vez.

Se compararmos o número de linhas em um código, python pode executar a mesma ação com menos linhas do que o mesmo código escrito em Java.

Então, o que você acha de comentar sobre sua opinião nos comentários abaixo?

Obrigado e bom aprendizado.

Espero que você tenha gostado.

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Translate »