Manutenção em Notebooks

Manutenção em Notebooks

O processo de manutenção em notebooks não é diferente dos computadores.

Alterando apenas a forma de tratamento dos drives ( que devem ser instalados os exatos daquele modelo, não poderá ser um genérico como no desktop, Pois cada fabricante, por exemplo, Dell, HP, Positivo, pede para o fabricante do componente uma personalização diferente; as vezes, uma rede Realtek 8139D da Dell não utiliza o mesmo drive Realtek 8139D da Vaio).

Quando temos um notebook apresentando problemas, devemos analisar e verificar as possíveis causas desse problema e começar a análise eliminando por partes os periféricos que possam estar danificados.

Para tanto, é essencial anotar toda a sequência de desmontagem aoou acompanharmos de perto o manual de serviço daquele modelo.

Um ponto positivo desses equipamentos que é muito difícil eles apresentarem problemas de hardware, algumas marcas existem lotes que vem com defeitos de fábrica e logo são solicitados pelos fabricantes para fazer a reparação desses defeitos ou até mesmo a troca do equipamento assim evitando problemas futuros.

Mas o grande vilão dos problemas em Notebooks são as telas LCD que muitas vezes apresentam os grandes problemas, como não ligar, de repente apagam, ficam piscando, etc.

Muitas vezes esses problema é ocasionado pelo cabo que é ligado entre o LCD e a placa mãe do notebook, de tanto abrir e fechar o equipamento às vezes esses cabos acabam danificados e é preciso fazer a troca ou repará-los para solucionar o problema.

Para isso é preciso abrir corretamente o equipamento e desmontá-lo para conseguirmos fazer essa troca.

Mas o ponto que temos que observar é a localização onde estão os parafusos que fecham o equipamento para depois que finalizarmos o reparo devemos parafusá-los corretamente evitando que fique qualquer parte solta.

No caso de desmontagem full-scale devemos:

  • Separar cada tipo de parafuso em medidas e tipos diferentes;
  • Verificar como é o encaixe de cada uma das peças e também dos componentes internos;
  • Ter extremo cuidado ao desconectar os flats para não danificá-los ou quebrar as garras de plástico que servem para sua fixação.

Mas como falamos anteriormente os problemas de hardware por serem raros nesses modelos, muitas vezes é o software ou o usuário que está querendo fazer um upgrade ou limpeza e formatação do seu equipamento.

Esses processos são simples de serem feitos.
O outro procedimento que costumamos fazer em notebook é quando o sistema operacional Está apresentando problemas e precisa ser reinstalado.

Esse procedimento é como se estivéssemos fazendo a formatação e instalação de um sistema em um computador comum.

O único ponto que devemos observar é se esses equipamentos possuem unidades ópticas para leituras de CD ou DVD para fazer a leitura da mídia para que a instalação seja executada.

No caso dos modelos que não possuem unidades de leitura óticas, você deve instalar uma leitora externa ou criar um pendrive para dar boot como unidade removível.

Neste curso de formação técnica em manutenção de notebooks, você irá aprender tudo sobre esta profissão! Técnico em manutenção de notebooks / netbooks / MacBooks.
 
O curso é totalmente completo , em vídeo e foi gravado com duas câmeras de alta resolução(HD). Uma câmera sempre fixa e outra sempre em zoom, para facilitar a visualização. O curso foi gravado dentro de uma assistência técnica, mostrando o dia a dia deste profissional.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*