Montando uma rede ponto-a-ponto Microsoft Windows

Redes TCP/IP

Normalmente uma rede ponto a ponto é montada quando existem apenas dois computadores para trocar em informações, a grande vantagem de utilizar uma rede Desta maneira é que podemos compartilhar impressoras e até mesmo internet entre os dois computadores.

É uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor permitindo o compartilhamento de serviços de dados sem a necessidade de um servidor central.

Para começar precisamos que os computadores tenham as placas de rede instalados e configurados no sistema operacional.

Vamos montar o cabo que iremos utilizar para fazer a conexão entre esses dois computadores, o cabo que devemos montar é o Crossover.

Agora vamos configurar o protocolo TCP/IP das máquinas para fazer esta rede ponto a ponto.

Primeiro você vai aqui no menu iniciar, conexões de rede e selecione a sua rede local. Depois em propriedades, procure a opção protocolo TCP/IP versão 4.

Clique propriedade e marque (usar o seguinte endereço de IP). As imagens abaixo mostram as configurações a serem realizadas:
Configuração Micro 1 Windows 7

 

Configuração Micro 2 Windows 7

Agora que concluímos a configurações dos computadores com o nome e grupo de trabalho precisamos verificar se esses computadores estão respondendo um ao outro.

Para realizar essa configuração podemos acessar o ambiente de rede e Verificar se os computadores estão aparecendo no grupo de trabalho que definimos, ou podemos executar o comando “ping” para verificar se eles estão respondendo.

É possível fazer isso através do CMD, e digitar ping e o endereço de IP configurado. Exemplo: ping 192.168.0.2.

Bem e isso espero que vocês tenham gostado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*