O Que é a Plataforma de Linguagem Java

Escrito por Tecno Dicas de TI

Uma semana cheia de interação, aprendizados e trocas com profissionais inspiradores.

Oportunidade unica de se conectar com outras pessoas interessadas em tecnologias disruptivas e aumentar seu networking.

Compartilhe agora mesmo:

O Que é a Plataforma de Linguagem Java

Olá nesse artigo nós estamos falando da tão consagrada linguagem java é pouco provável que você ainda não tenha ouvido falar nela.

Java é uma das linguagens mais utilizadas atualmente presente no desenvolvimento mobile, web apps, big data, machine learning, IoT, software desktop, sistema embarcado.

java foi criado em 1995 pela Sun Microsystems e adquirido pela Oracle em 2008 pela soma irrisória de dinheiro de 7,4 bilhões de dólares.

Java é a linguagem que há anos tenta ser ultrapassada por seus concorrentes, mas que continua firme e forte no mercado.

Com java você também pode criar sistemas para internet, muitas empresas inclusive grandes empresas usam sistemas, programados em java.

Também é muito utilizado no desenvolvimento de Smartphone e Tablets, quem quiser criar seus próprios aplicativos android precisa ter uma base sólida em programação java.

 

O Java é uma linguagem orientada a objetos

 

Java não é uma linguagem fácil de aprender é considerada muito nervosa por alguns mas isso já mudou muito com a evolução da linguagem e com a utilização dos frameworks.

O Java também tem uma peculiaridade que é manter a compatibilidade de suas versões, assim os códigos escritos nas versões anteriores ainda continuam rodando nas novas versões.

Alguns pontos do código precisam ser refatorados mas acontece muito mais devagar que em outras linguagens é isso que faz com que grandes corporações como bancos e órgãos governamentais se sintam mais seguras em usá-lo.

Milhares de sistemas feitos em Java por todo mundo.

Existem sistemas que levariam mais de 5 anos para serem refeitos. Mesmo que uma linguagem dos deuses do além e da outra galáxia apareça para você reescrever este sistema, você teria que conhecer Java para entender o sistema original e reescrever.

Como o java trabalha em várias frentes, ele é dividido em:

Java SE

Java SE ou Java Platform Standard Edition, para o desenvolvimento e implementação de aplicativos java em Desktops e servidores.

O Que é a Plataforma de Linguagem Java 1

Java EE

JavaEE, agora é Jakarta EE, mantido pela Eclipse.

O Java EE ou Java Platform, Enterprise Edition pensado para desenvolvimento em grandes corporações. Projetado para facilitar o desenvolvimento de aplicativos que se integra facilmente a outros aplicativos e dados legados.

Java ME Embedded

Java ME Embedded é um conjunto de elementos projetados e otimizados para dispositivos embarcados e de baixo consumo, como microcontroladores e outros dispositivos com recursos limitados baseados no chipset ARM.

Ao usar Java, os aplicativos não precisam mais ser acoplados a uma única plataforma de hardware, diz a empresa.

Oracle Java SE Embedded

Oracle Java SE Embedded é utilizado para dispositivos baseados em redes.

Java Card

Java Card utilizado para o desenvolvimento de Smart Card e outros dispositivos similares.

Java TV

Ainda existe o java TV que serve para criar aplicativos para rodar em TVs digitais e rodar também em Blu-ray.

Ferramentas

Para desenvolver e rodar as aplicações em java é necessário instalar um kit de desenvolvimento de software Java (SDK) geralmente contém um compilador, interpretador, gerador de documentação e outras ferramentas usadas para fazer uma aplicação completa.

IDEs

O tempo de desenvolvimento pode ser acelerado usando ambientes de desenvolvimento integrados (IDE) como JBuilder, NetBeans, Eclipse ou JCreator. IDEs facilitam o desenvolvimento de GUIs, que incluem botões, caixas de texto, painéis, quadros, barras de rolagem e outros objetos.

Frameworks

Não posso deixar de citar alguns frameworks da linguagem. Struts, hibernação e Spring MVC. Também Grails, Google Web Toolkit e Vaadin.

Certificações

Como você já ouviu falar, Java não é uma linguagem simples, mas para quem tem interesse em aprendê-la, há muito material online, e a linguagem ainda conta com uma comunidade grande e bastante ativa, mesmo segundo a Oracle. São mais de 10 milhões de programadores java espalhados pelo mundo.

É possível realizar as certificações disponibilizadas pela própria Oracle, o que faz a diferença para quem deseja entrar no mercado.

Se você quiser se aprofundar nessa tecnologia incrível, gostaria de convidá-lo a conhecer o Formação Java Web Full-Stack clicando aqui. Ele lhe dará todos os fundamentos para você começar.

Vídeo que inspirou esse texto no youtube Aqui

 

Estou deixando também o link para 80 aulas gratuitas + E-books..

Acesse o link abaixo pra conhecer a mega qualidade:

==>> CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AGORA

 

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Uma semana cheia de interação, aprendizados e trocas com profissionais inspiradores.

Oportunidade unica de se conectar com outras pessoas interessadas em tecnologias disruptivas e aumentar seu networking.

Translate »