O que é Marketing Digital e como funciona?

Tem empresa que gosta, mas tem quem ainda não se acostumou com a ideia. Afinal, Marketing Digital, realmente funciona?

Tá curioso para descobrir? Hoje nós vamos te mostrar, algumas curiosidades do Marketing Digital.

Será que funciona?

Sim?

Não?

Talvez?

Mas para começar, você sabe o que é Marketing Digital? Marketing Digital, é um conjunto de estratégias e ações, que podem ser feitas em diversos meios digitais, com o objetivo de promover sua empresa ou seu produto.

Porque aprender marketing digital é importante para o profissional de TI ? Todo profissional de TI num certo momento de sua carreira vai começar a criar coisas, como, softwares, Sites ou serviços que ele vai desenvolver no geral.

E ele vai precisar oferecer essas coisas ao mercado, e é aí que o profissional de tecnologia dá informação Dar de cara com uma barreira enorme. Ou seja, Ele não sabe o básico do marketing.

Mas e aí, como isso funciona na prática?

Como isso vai ajudar a minha empresa?

O Marketing Digital obedece os mesmos princípios do Marketing tradicional. A única diferença é que, na área Digital se faz combinada técnicas do Marketing Tradicional com a tecnologia.

Aprenda Como fazer Marketing Digital
É claro que esse meio de propagação digital é muito mais poderoso que os meios antigos que são por exemplo, jornais, televisão e rádio.

A área inclusive é apontada como altamente promissora em várias matérias, como essa no G1 Aqui, que fala sobre profissões que estarão em alta em 2019.

Marketing Digital são métodos de comunicação que as empresas podem utilizar por meio online para comercializar produtos e serviços, é atrair novos clientes para melhorar sua rede de relacionamentos.

Relacionamento e Essencial 

Não é possível criar uma carteira de clientes somente esperando vender. Marketing é um método social pelo qual pode-se criar valor e construir relacionamentos baseados em trocas.

Sem um bom relacionamento não existem vendas: é isso que muitas empresas ainda não aprenderam.

Não se trata apenas de trocar mercadorias por dinheiro, o relacionamento comercial começa muito antes da compra e termina bem depois dela.

A Importância do Marketing Digital

Uma das vantagens do marketing digital é a diferença das mídias tradicionais como tv por exemplo.

Não sei se Você sabe que mais de um terço da nação mundial usa a internet, e que mais da metade desses internautas faz uso das redes sociais.

Todo consumidor hoje está conectado, o Mundo acessa à internet e consome as informações que ela oferece, e o fato é que a empresa ou empresário deve estar aonde o público está.

Então será que o seu público quando está à procura de informações sobre o seu produto ou serviço, está encontrando a sua empresa naquele ambiente online ou será que está encontrando informações sobre seus concorrentes ?

Consolidar a imagem da sua empresa no ambiente digital é um dos pontos que torna um marketing digital muito importante.

Como Fazer Marketing Digital 

Conheça seu público

O primeiro ponto importante do marketing digital tem relação com o público.

Você conhece o seu público ? Aquele que está a procura dos seus produtos ou serviços ?

Você têm que definir como e que você vai atingir o seu público, como você vai atingir esse mercado, às necessidades desse mercado.

Quanto mais você conhecer o seu público mais seu negócio ficará sustentável.

Montar uma Estrutura de Marketing Digital

O segundo passo é começar a prestar atenção na sua estrutura, Aqui é onde você vai construir sua presença online, onde as pessoas vão te encontrar de fato.

Existe várias formas de você fazer isso, pode ser um site, blog, pode ser redes sociais, pode ser listas de e-mail.

O que eu recomendo principalmente e que você tenha um site ou blog, ou seja o nome na internet, alguma coisa .com que tenha a sua estrutura ali dentro, e é muito fácil de fazer em poucos minutos você tem sua marca aí rodando pela internet.

O que eu recomendo também é que você crie um perfil público (visível a todas as pessoas) nas principais redes sociais, tais como Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, WhatsApp, YouTube, Tumblr e outras e divulgue os links dos seus sites de negócios ou produtos em cada perfil que você criar.

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Faça relatórios do seu negócio de Marketing Digital

Com as ferramentas certas você tem acesso a relatórios das ações, atividades e tudo aquilo que o seu público faz num ambiente digital relacionado ao seus negócios.

As informações são importantes para que você conheça melhor seu consumidor e consiga oferecer soluções personalizadas para atrair realmente a atenção dele.

Fazer relatórios pode te ajudar a tomar decisões mais corretas para o seu negócio, por exemplo, você usa três canais de divulgação  e investe nesses três canais.

Por meio do relatório você descobre que um desses canais não está te trazendo resultado, não tem interação, não têm orçamentos, então você vai direcionar os recurso e ferramentas para os outros dois canais que trazem resultados.

Ou seja, os relatórios de dados disponíveis no marketing digital ajuda você a tomar decisões com base em dados e não com base em suposições.

Você pode dá um passo a mais e aprender a começar agora mesmo a montar seu negócio, o curso que eu fiz e recomendo é ESTE AQUI.

6 curiosidades no Marketing Digital

Vamos lá.

Segmentação mais precisa:

Ao contrário do marketing tradicional, em que você conversa com todo mundo, no digital você consegue ser bem mais certeiro.

Afinal, não adianta tentar vender carne para vegetariano, camiseta do Brasil para o argentino né?

No marketing digital, você consegue ser preciso nessa comunicação e acertar o público certo.

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Mensuração dos resultados mais clara e apurada:

No Marketing Digital, permite que você determine, com muito mais precisão, quem é sua audiência e quais são seus gostos, suas preferências.

Da mesma forma, é possível monitorar com a mesma precisão, os resultados das ações de Marketing Digital.

Por exemplo: vamos pensar o meio tradicional, o jornal. Você sabe quantas pessoas viram o anúncio da sua empresa no impresso?

Você pode até ter uma estimativa, por conta da tiragem, mas no Marketing Digital, você sabe exatamente, não só quantas pessoas visualizaram, mas quantas clicaram e quantas compraram em cada campanha.

Isso é sensacional!

O cliente precisa usar a tecnologia para ter acesso:

Isso é essencial. Parece algo meio óbvio, mas muita gente ainda tem aversão à tecnologia, acontece.

Inbound Marketing

Outro ponto, é a Oportunidade de aproveitar o Inbound Marketing, que é o conjunto de estratégias de marketing, que visam atrair e converter clientes, usando conteúdo relevante.

Agilidade de implementação:

Hoje apenas com um computador, muita vontade de aprender e acesso à internet, qualquer um consegue implementar técnicas de estratégias de marketing digital em seus negócios.

O marketing tradicional, às vezes demora muito pra sair uma campanha, pois depende muito do canal e de fornecedores. No digital, você consegue pensar em uma campanha e fazer ela rodar no mesmo dia ou na mesma hora em alguns casos.

Velocidade de informação:

Como o digital fala mais diretamente com o público, as falhas podem ter grandes proporções negativas. Toma cuidado com isso.

Preço: está aí uma coisa importante!

O Marketing Digital, embora exija um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline.

Não é à toa, que as estratégias de marketing online ocupam grande parte das estratégias de marketing de diversas grandes empresas.

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Se desejar, pode assistir um vídeo abaixo.

Comenta aqui em baixo se a sua empresa já usa o marketing digital e o que você mais gosta desse universo.

Até mais!

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