O que é Python e Por que você deveria aprender?

Mas afinal, que é Python? o que você pode fazer com isso? E por que é tão popular? Em outras palavras, o que faz que outras linguagens de programação não? Porque é uma programação amigável para iniciantes, possibilitando que o desenvolvedor consiga ser muito mais produtivo.

Nesse artigo, irei tentar responder a essas perguntas, apresentando uma das principais linguagens de programação do mundo.

Python é o linguagem de programação mais popular e de crescimento mais rápido do mundo, não somente entre engenheiros de software, mas também entre matemáticos, analistas de dados, cientistas, contadores, engenheiros de rede, e até crianças!

Então, pessoas de diferentes segmentos usam Python para uma variedade de tarefas diferentes, como análise e visualização de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, automação na verdade, este é um dos grandes usos do Python.

Foi lançada em 1991 pelo importante matemático e programador holandês Guido van Rossum. Um fato curioso é que ele, se inspirou na série de comédia britânica Monty Python para da nome a linguagem de programação. Desde o seu surgimento tornou-se uma das linguagens mais utilizadas do mundo.

Vantagens de usar o Python

O Python possui muitas vantagens e isso pode ser confirmado ao olhar o número de pessoas e empresas que adotam essa linguagem.

Fácil aprendizado

O Python é extremamente simples e fácil de aprender. Você não precisa lidar com a sintaxe complexa e nem saber conceitos abstratos de programação como classes e objetos para escrever seu código. Também é uma linguagem interpretada e pode ser facilmente executada em linha de comando por exemplo.

Sintaxe intuitiva

Python faz muitas coisas triviais realmente fácil com uma sintaxe simples, mas poderosa. Não é necessário ficar abrindo e fechando chaves toda vez que for definir uma nova função. O Python possui regras simples que facilitam a vida de quem escreve o código.

Open source

A grande maioria das bibliotecas disponibilizadas são open source. Isso permite uma inclusão maior dos programadores em uma área de aplicação específica como desenvolvimento web ou análise de dados, por exemplo.

Multiplataforma

Funciona em diferentes plataformas desde que seu interpretador esteja instalado. Em outras palavras, o Python tem a capacidade de funcionar em vários sistemas e processadores diferentes.

Multiparadigma

A linguagem também é multiparadigma. Ou seja, os programadores podem desenvolver códigos para vários tipos de ambientes diferentes como aplicações móveis, web, desktop etc.

Mercado de trabalho

Apontada pelo Stack Overflow e outras grandes plataformas como uma das principais linguagens de programação nos últimos anos, o Python possui uma grande demanda de trabalho, o que gera diversas vagas de emprego em todo o mundo, e o mantém como uma ótima alternativa para seguir carreira.

 

As principais áreas que demandam esses desenvolvedores são:

Desenvolvimento Web

Podemos contar com uma poderosa e simples linguagem, que possui dois importantes frameworks, o Django e o Flask. Com esses dois frameworks, podemos desenvolver aplicações web poderosas e que, com certeza, irão atender a grande maioria das demandas do mercado. O Instagram, Pinterest e muitos outros são construídos apenas nesses frameworks.

Big Data

É a análise e interpretação de grandes volumes de dados. É, sem dúvidas, uma ferramenta fundamental para que as empresas possam obter vantagens competitivas em diversos segmentos. Existem várias bibliotecas para trabalhar com Big Data no Python, como a Pandas, NumPy entre outras.

Machine Learning

É a área da ciência da computação que tem como objetivo a análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Assim como o Big Data, o Python é uma das principais tecnologias para trabalhar com Machine Learning, uma área que está crescendo muito.

Data Science

No mercado, o uso de Data Science é diverso e acontece nos mais variados segmentos. Seja para a análise do perfil do consumidor, ou para estruturar rotas para a logística, a Ciência de Dados tem grande valor. E o Python é líder nesse segmento.

Script e Automação

Muitas pessoas só sabem que o Python é uma linguagem de programação, mas também pode ser usado como linguagem de script, sabia? Podendo automatizar muitas tarefas repetitivas.

Como pode ver, há muitos caminhos possíveis para seguir na carreira de programador Python. Você sabia que muitas empresas gigantes da tecnologia utilizam Python?

Temos o gigante Google.

É uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O Python é uma parte importante do Google desde o início e permanece assim à medida que o sistema cresce e evolui. Hoje, dezenas de engenheiros do Google usam essa linguagem.

Facebook

O Python é a terceira linguagem mais popular na gigante das mídias sociais, logo atrás do C ++ e do PHP. Em média, existem mais de 5.000 utilitários e serviços no Facebook, gerenciando infraestrutura, geração de imagens de hardware e automação operacional.

O Instagram

Possui a maior implantação da estrutura da web do Django do mundo, escrita inteiramente em Python.

A equipe de engenharia do Instagram investiu tempo e recursos para manter a implantação do Python viável em grande escala E diversas outras empresas utilizam Python, como Spotify, Netflix, Dropbox, Reddit.

A demanda por desenvolvedores Python é muito grande. Inclusive no Brasil, as vagas de emprego estão crescendo cada vez mais. Para o vídeo não ficar tão longo, eu decidi gravar um outro vídeo só para as pessoas que realmente estão interessadas na linguagem Python.

Explicando como está o mercado de trabalho, a tendência de vagas com Python e uma surpresa no final. Então para assistir esse outro vídeo, é só clicar aqui.

Poderá ver o vídeo que inspirou esse artigo no youtube Aqui

Aprenda Python, do Zero ao Profissional com Tudo que você precisa em um curso completo, para dominar a linguagem de programação do momento.

Sharing