O que um Analista de Sistemas faz?

Escrito por Tecno Dicas de TI

Uma semana cheia de interação, aprendizados e trocas com profissionais inspiradores.

Oportunidade unica de se conectar com outras pessoas interessadas em tecnologias disruptivas e aumentar seu networking.

Compartilhe agora mesmo:

O que um Analista de Sistemas faz?

Há 20 anos, por exemplo, víamos apenas três ou quatro tipos de perfis profissionais na área de desenvolvimento dentro das empresas.

Hoje, com o avanço da tecnologia de sistemas, nossa área se expandiu tanto que criou outras funções e ainda está criando.

É verdade olhando para o fato de que as empresas tinham apenas programadores, analistas de sistemas, DBAs e no máximo o analista de teste.

O que faz um ANALISTA de SISTEMAS?

Os analistas de sistemas são profissionais da área de tecnologia da informação (TI). Ele analisa o sistema e descreve todo o processo de uma tarefa ou aplicativo específico.

Ele também é responsável por criar todos os documentos e projetar o que os programadores devem colocar nas linhas de código. Em outras palavras, o analista de sistema é o criador e o programador é o desenvolvedor.

Como analista de sistemas, você também será capaz de entender os negócios de seus clientes e o que eles precisam. Você pode se envolver na modelagem de processos, implantação de sistema, migração de dados, etc.

Analista programador

Portanto, o analista programador é um híbrido, trabalhando tanto na área de análise e levantamento de documentação, quanto em todos os aspectos do projeto, mas também põe as mãos no código.

Então, podemos dizer que um analista programador é um analista de sistema com estilos de programação. Na maioria dos casos ele será um programador com mais responsabilidades.

Muitas empresas tendem a contratar programadores e analistas justamente porque esse trabalho deve ser feito por uma equipe mais ágil e, então, é necessário assumir essas duas funções em um projeto.

O que um Analista de Sistemas faz? 1

Onde o analista de sistemas pode atuar dentro de um projeto?

Assim como engenheiro de software o analista atua em diversas etapas e áreas de um projeto de sistemas.

Para se tornar um DBA, além do treinamento como analista de sistemas, é necessário algum tipo de certificação na ferramenta de banco de dados escolhida.

Por exemplo, alguém com experiência em análise de sistemas pode facilmente atuar como um DBA que é o (database administrator), sigla em inglês para Administrador do banco de dados.

Então além disso tudo um analista com uma boa formação, pode atuar com o levantamento e documentação de requisitos, com modelagem de dados, arquitetura de software e com a programação em si.

Por isso mesmo que a função analista programador não é tão assustador assim.

Um aspecto importante que diferencia um analista mais ou menos de um bom analista é ser um profissional capaz de navegar em aspectos técnicos, como metodologia e linguagem, mas que possui um bom entendimento do mundo dos negócios e têm uma visão ampla sobre esses contextos.

Não é à toa que existem tantos cursos na disciplina de empreendedorismo, aliás, esse é o tipo de disciplina necessária para qualquer tipo de formação, tecnológica ou não.

Formação de analista de sistemas

Para se tornar um analista de sistemas, geralmente um analista de sistemas, ele deve se formar em ciência da computação, Sistemas de informação e outros sistemas relacionados.

Seria algumas das faculdades que agora oferecem cursos relevantes e mais áreas de desenvolvimento Por exemplo, especialistas técnicos em análise e desenvolvimento de sistemas.

Espero que tenham gostado e entendido o que faz um analista de sistemas óbvio que um texto curto não conseguimos falar tudo.

Um grande abraço muito obrigado.

Vídeo que inspirou esse artigo aqui

Comentarios

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Uma semana cheia de interação, aprendizados e trocas com profissionais inspiradores.

Oportunidade unica de se conectar com outras pessoas interessadas em tecnologias disruptivas e aumentar seu networking.

Translate »