Resolvendo Problemas de Aquecimento no Notebook

Primeiramente, devemos analisar se a temperatura do nosso notebook está correta o realmente está fora dos padrões.

Faça isso utilizando um software de Diagnósticos para técnicos que mede a temperatura do CPU, da placa-mãe (sistema) e também do HD ( pode-se utilizar o Everest para teste no notebook. O Everest monitorar a temperatura).

Leve em consideração o seguinte fato: alguns processadores tem a temperatura limite em 60° C e outros em 90° C, porém não É aconselhável que eles, independentemente de sua temperatura limite, passem dos 60° C.

Abaixo tem um vídeo do professor ramos mostrando como usar esse programa. Everest Ultimate Edition – Informações e diagnóstico de hardware e software.

Compare os resultados com os padrões adotados pela montadora/fabricante do notebook e se realmente tiver com temperaturas acima dos padrões verifique os seguintes itens:

Obstrução de saída e entrada de ventilação: como já vimos, ao utilizar o notebook em diversos locais com temperaturas e climas, pode acontecer de certa e sujeiras como pó, papel, plásticos entre outras coisas causar em uma obstrução da ventilação do notebook.

Sendo assim, verifique de início estas entradas e, se estiverem obstruídas (como vemos nas figuras a sefuir), limpe-as.

entrada de ventilação do notebook

• Rotação do cooler: novamente, por meio do sistema de diagnóstico, verifique a rotação do cooler e compare para ver se está mais baixa que o recomendado.

Se estiver, substitua o cooler por outro novo ou faça uma limpeza.

Atualização de BIOS: verifique seu BIOS da sua placa-mãe está em sua versão mais atual, senão, atualize-o utilizando, de preferência, um programa do próprio fabricante para tal ação.

Se não houver o programa, faça-o de acordo com as instruções do site do fabricante/montador ( Onde irá encontrar o novo Bios e Tais instruções de orientação ).

Observação: procure uma versão mais atual. Não faço um upgrade em seu BIOS por uma versão Beta.

Essas versão Beta ainda tá em teste ou desenvolvimento experimental de forma que o próprio desenvolvedor admite que esta versão ainda não está completamente pronta e pode ocasionar problemas.

O BIOS desatualizado pode causar uma lentidão no cooler, fazendo com que ele não atinga a sua capacidade de rotação máxima ou necessária, deixando, com isso, o sistema esquentar perigosamente.

Espero que esse artigo tenha ajudado deixe seu comentário para novos conteúdos.

 

Sharing

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta