Top 6 Linguagens de Programação para Aprender em 2021

 Se abordamos sobre empresas, startups em tecnologias e se falamos em tecnologias com certeza inclui linguagens de programação, e uma das perguntas mais feitas por quem está entrando nesse campo é “que linguagem de programação devemos estudar em termos de linguagem de programação? Qual a linguagem de programação será mais usada no mercado?“

Bom não dá pra saber exatamente qual vai ser a linguagem de programação que mais vai se destacar, mas a gente sabe quais são as linguagens que o mercado mais procura e valoriza. E que provavelmente continuarão sendo valorizadas no próximo ano.

Lembrando que aprender a linguagem de programação não é uma
tarefa fácil, demanda esforço, investimento e saber administrar bem o seu tempo.

Primeiro a gente tem que se preparar para estudar uma linguagem de programação que mais vai atender a nossas necessidades e da empresa onde a gente trabalho, por isso é importante saber escolher com sabedoria.

Segundo e escolher uma linguagem de programação que você consiga arrumar um emprego bom, sem a necessidade de ingressar numa faculdade.

O terceiro item é baseado na quantidade de ofertas de trabalho que tem, e a média salarial dessas linguagens de programação, ou seja, quanto dinheiro você consegue fazer trabalhando com uma dessas linguagens de programação.

Quando você está escolhendo uma linguagem de programação tem que estar muito preocupado com produtividade, então você tem que escolher uma linguagem de programação que você consiga ser produtivo é consiga produzir e gerar muito código com qualidade de forma rápida e eficiente.

Vamos mergulhar na primeira linguagem de programação:

1. JavaScript

javaScript hoje já está presente em tudo é uma linguagem de programação muito usada, 80% dos desenvolvedores usam. 95% de todos os sites na web também.

Começou sendo usada nos navegadores, mas hoje em dia você consegue usar ela para programar praticamente qualquer coisa.

Hoje em dia ela dominou praticamente quase tudo, é uma linguagem programação super popular.

O nicho principal da aplicação JavaScript é Desenvolvimento Web, principalmente no front-end. Mas JavaScript também é empregada em desenvolvimento back-end por meio do Framework node por exemplo.

Então basicamente quase todo mundo conhece JavaScript, Se ver muito falar em JavaScript por aí.

E comum escutar o tema dessa linguagem de programação, é uma linguagem mais importante e muito mais fácil de você aprender, mais fácil do que você aprender swift, do que você aprender c++ por exemplo. Ele também e ótima para criar sites interativos.

2. Java

Java é definitivamente a linguagem de programação mais no planeta. É uma linguagem feita pelo renomado James Gosling, da Sun MicroSystems, em 1991. Uma das coisas que torna o Java tão valioso, É uma poderosa plataforma Web conhecida como Java EE.

Mesmo que você assim como eu seja mais ligado nessas linguagens mais novas e possa ver o java com cara de uma linguagem de 20 anos atrás, você não pode negar que o Java ainda está muito disseminado no mercado. 

As aplicações para Java São das mais diversas, desde o desenvolvimento de sistemas, programas para desktop, Apps mobile, servidores gigantes, back-end, é até jogos. Dá para usar Java em quase tudo.

E a catálogo de entidades que utilizam o Java no mercado é grande, entre elas: InfosysYahooIntelGoogle e muitas outras organizações.

3. Python

Agora vamos falar de uma das mais poderosas linguagens de programação, a mais buscada no google e você consegue fazer um monte de coisas, e além disso e uma linguagem de programação extremamente simples e fácil de você aprender de forma bem sólida.

Python dispõe de vários frameworks disponíveis para quase tudo que você necessitar fazer em programação.

Um monte de empresas foram criadas usando Python. Grandes empresas como: O google, O Instagram, O YouTube também foram criados usando a linguagem de programação Python.

E porque as pessoas usam Python ?

Porque Python e uma linguagem extremamente fácil de se aprender, fácil de se usar, e é uma linguagem de programação extremamente poderosa onde você consegue fazer coisas simples mas também consegue fazer coisas muito complexas.

4. C++

É uma linguagem programação de uso geral, muito poderosa usada para a construção de games principalmente para Unity que é um framework de desenvolvimento de games que permite você criar games bem sofisticados.

Porém o c++ é uma linguagem de programação que demanda um certo tempo para aprender, então leva um bom tempo para aprender e conseguir nadar neste oceano que e o C++, tem várias coisas que você precisa aprender para ser bem eficiente nessa linguagem de programação, mas ela é muito poderosa e tem muitas oportunidades de emprego.

5. Kotlin

Desenvolvida pelo Android a fim de funcionar junto com o Java, em todas as suas aplicações. A vantagem do Kotlin, é que ele pode ser usado em qualquer projeto.

6. TypeScript

Desenvolvida pela Microsoft, o TypeScript baseia-se no JavaScript, possibilitando a integração das duas linguagens no mesmo projeto.

Existem também outras linguagens de programação como a GO, que combina aspectos de programação normal, estilos específicos para projetos e entre outros.

– O Swift já é uma linguagem dedicada ao desenvolvimento de aplicações nos sistemas ios e MacOS da Apple.

O que todo bom programador precisa saber?

Todos os programadores desejam trabalhar e conhecer a fundo sobre as linguagens utilizadas em seus projetos. Além desse conhecimento ser adquirido na prática, é importante também que o programador saiba:

  • Ler, estudar e escrever os assuntos que envolvem programação: ler não só desenvolve a criatividade, mas também acrescenta conhecimento, até que ler um livro inteiro sobre programação seja fácil e leve.
  • Aprenda inglês: a língua inglesa é útil em todas as áreas e profissões. Saber falar e ler inglês é importante para se comunicar melhor e interpretar a linguagem corretamente.
  • Utilizar linguagens de programação próprias para qualquer empresa: exemplos como git, github, gitlab, bitbucket. Tente especializar-se em apenas uma linguagem.
  • Entender de hardware e software: possuir noções básicas de hardware e software é essencial, bem como seu sistema operacional, e o básico que o rodeia.
  • Saiba como fazer programação web: inclui criar programas de controle de estoque até um sistema de gestão de pequenas e grandes empresas.
  • Programação Mobile: como todos estão conectados no celular, saber como fazer uma programação para Android ou IOS é essencial.
  • Linguagem C e C + +: produzida pelo cientista da computação Dennis Ritchie em 1972, a linguagem em C é originada das antigas ALGOL 68 e BCPL. No ano seguinte, o sistema em C foi usado para escrever uma nova versão do sistema operacional Unix.

O mais importante em qualquer carreira, função ou cargo é se aperfeiçoar, buscar os conhecimentos específicos e nunca parar de aprender.

Com a alta concorrência no mercado, os profissionais da área precisarão ter um diferencial para continuarem a se destacar e seguir na profissão.

 

Comentarios

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta