Como decidir um NICHO DE MERCADO lucrativo? Dicas para começar

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Fevereiro 17, 2022

Vender roupas dá dinheiro? E o nicho de acessórios? Vale a pena tentar nicho de eletrônicos? Se tal nicho vale a pena, é definitivamente a dúvida mais comum do e commerce.

Bom, vamos direto ao assunto! Quando se fala em começar a vender online, muito se fala sobre nicho de mercado, mas poucos sabem o que realmente isso significa.

O que é um Nicho de Mercado?

Nicho de mercado é um grupo de consumidores com necessidades específicas, e ainda não atendidas por nenhum serviço ou produto. Ou seja, vender roupas não é nicho. Vender roupas femininas, que nunca sujam de batom, para mulheres de 25 a 35 anos, é! Já deu para perceber a diferença?

O nicho é específico e inovador, acima de tudo! É claro que antes de definir o seu nicho, você precisa entender qual que é o seu segmento, mas pro artigo não ficar gigante e você desistir, eu vou deixar um conteúdo aqui só sobre isso.

 

Ter um nicho te ajuda a entender exatamente o seu público, o que é ótimo quando você cria ações de marketing mais estratégicas e precisas. Saber como, quando e onde falar com seu público coloca você à frente de muitos nesse mercado. Você também poderá se comprometer a aprender mais sobre a área e ser referência nela.

A fidelidade do cliente e a probabilidade de uma parceria de sucesso também aumentarão. Além disso, é claro, quanto mais específico for o seu produto, menos concorrência haverá.

Como escolher um nicho de mercado para e-commerce?

E como você deve imaginar, não existe uma resposta pronta para isso,   um sim ou não, justamente porque cada nicho tem suas peculiaridades.

Papel e caneta na mão e bora para as dicas!

Escolhendo o seu nicho

Se estamos falando de um nicho de mercado, certifique-se de que há um grupo de pessoas que realmente precisa do produto. Ninguém compra algo que não precisa, certo? Embora você ache o produto ótimo, é importante verificá-lo, ver se mais alguém o acha ótimo e quem está disposto a pagar por ele.

Concorrência do seu produto

Após validar seu produto, veja como estão seus concorrentes. Pesquise outras lojas que já vendem produtos semelhantes e considere o que você oferecerá mais ao seu público.

Para te ajudar nisso, coloque-se como consumidor e pense: o que te faz comprar em qualquer loja? Então saem muitas ideias boas, viu? Agora, é hora de fazer as contas! Esse negócio que você imaginou é economicamente viável? Quais seriam os custos iniciais?

Faça uma pausa, anote todas essas perguntas que eu fiz e não coloque nenhum projeto na rua, antes de ter todas essas respostas. Isso definitivamente ajudará você a não travar no futuro.

Outra dica de ouro, é tentar trabalhar com aquilo que você já se identifica. Mesmo que você nunca tenha vendido aquele produto, sempre tem algo que a gente gosta mais, ou por um gosto pessoal mesmo, ou porque cresceu vendo aquilo ao nosso redor. Assim, na hora de tomar as decisões, você vai ter muito mais segurança.

Neste artigo, expliquei o que é um nicho de mercado e segmento e por que você deve ter um.

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