Como Ganhar Dinheiro Com Blog: 6 Melhores Ideias + Bônus [2022]

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Fevereiro 20, 2022

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!

Como Ganhar Dinheiro Com Blog: 6 Melhores Ideias + Bônus [2022]

Para te ajudar, neste artigo vamos falar sobre o que você precisa fazer para ganhar dinheiro com blog, tanto para você está criando seu primeiro blogue tanto para você que já tem um blog está procurando novas soluções para aumentar a sua renda.

Na Internet existem milhares de internautas procurando informações particulares, para todo tipo de assunto e as encontram em blogues espalhados pela Internet.

Entenda agora como monetizar o seu blog e gerar uma ótima renda sendo um empreendedor digital.

Mas quero deixar claro aqui por mais milagroso que seja ganhar dinheiro com blog é um trabalho como qualquer outro que exige muita dedicação. Muitas vezes, até mais do que um trabalho comum.

Mas não se desespere, pois aqui você vai entender como ganhar dinheiro com blog aplicando as melhores estratégias.

É óbvio que primeiro é essencial você saber como criar um blog profissional, sugiro que clique neste link para aprender como Instalar o WordPress Passo a Passo.

É mesmo possível ganhar dinheiro com blogs?

É possível Ganhar dinheiro com blogs sim, como mencionei antes, essa já é a realidade de muita pessoas. Mesmo assim, ainda há muita gente que acha não ser possível.

Quando inventei o meu primeiro blog eu tinha uma ideia muito diferente daquela que tenho hoje. Acreditava que ganhar dinheiro online era criar um blog sobre vários assuntos e colocar publicidade nele.

Com o tempo e após muitos erros cometidos, me dei conta que as coisas não eram tão fáceis como pareciam e que para ganhar dinheiro era preciso fazer um bom trabalho e sobretudo inovar.

Por isso, você precisa estar ciente que para ganhar dinheiro com blogs é necessário planejamento, determinação e muita persistência, pois, não é nada fácil.

O processo de monetização de seu blog, é a parte mais simples para o sucesso.

E para ter sucesso com blog é preciso entender as formas viáveis de ganhar dinheiro com o seu blog e determinar qual delas você vai empregar no seu negocio.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados faz parte do marketing digital, além disso, mencionarei algumas outras maneiras de monetizar seu blog ou site e ganhar dinheiro com ele. Contanto que você tenha muito tráfego, essa é provavelmente a melhor chance de gerar receita com seu blog antecipadamente.

Escolha um programa de afiliados baseado no nicho do seu blog, são vários planos e modelos sem investimento, você vai divulgar um produto ou serviço, e vai ganhar comissão, basta vender e o resto a empresa parceira é quem faz, digo entregar o produto fazer a manutenção e etc.

1. Programas de Afiliados de Empresas

Muitas empresas como a Amazon, Submarino, Magazine Luiza e muitas outras possuem programas de afiliados que pagam uma comissão pelas vendas feitas por meio dos anúncios do seu blog.

Empresas de produtos físicos, como a Amazon, não têm comissões tão altas quanto os produtos digitais, por quê? Como essas empresas têm um trabalho completo de logística e entrega de produtos, é por isso que as comissões costumam ser menores para produtos físicos.

Mas isso compensa bastante porque em vez de você ficar filiando em cada loja individualmente, que algumas têm programas de afiliação, aqui você consegue concentrar todas e ter um desempenho muito melhor.

2. Afiliado de Produtos Digitais (InfoProdutos)

Esse é o meu formato favorito para ganhar dinheiro com blog.
A venda de produtos digitais é uma forma curta de se ganhar dinheiro com blogs.

Também, existem diversos tipos de infoprodutos que você pode escolher – desde e-books, software e até cursos online.

Existem plataformas que fazem a conexão entre produtores digitais e afiliados, elas tem a infra-estrutura necessária para oferecer um sistema de gerenciamento de vendas, dando total segurança a todos os envolvidos.

Essas São três grandes plataformas na atualidade:

Hotmart: Clique Aqui
Eduzz: Clique Aqui
Monetizze: Clique Aqui

3. Redatores Freelancer

Se você já tem um blog com alguns artigos bem elaborados, já tem um portfólio muito bom, há muita procura por redatores freelance na internet. No seu blog, tenha uma página para as pessoas te contratarem, explique como entrar em contato com você, compartilhe experiências em temas que você é bom e te conecte com outros blogueiros, além de produzir um ótimo trabalho.

Essa pode ser uma ótima oportunidade de backlink, e citar seu blog juntos aumentará sua relevância e seu posicionamento no Google.

4. Google Adsense

O Google Adsense é a forma mais fácil de ganhar dinheiro com seu blog. É um dos modos mais adequados, pois o Google cuidará de quase tudo: quais anúncios serão mostrados, o processo de receita etc.

Basicamente você faz a inscrição no Google Adsense e configura seus anúncios. Ele vai e repassa uma comissão toda vez que os leitores do blog clicarem em um anúncio.

Para usar essa forma, basta Inscreva-se no Google AdSense, copiar os códigos de anúncios e colar nas áreas que você desejar.

Com o tempo, você vai ganhando centavos que ficam guardados na sua conta, quando chegar ao valor de (US$ 100) você poderá receber seu pagamento em uma conta bancária.

5. Conteúdo Patrocinado

Agora se você tem um blog com muito tráfego e ainda não vê o dinheiro entrando, aproveite essa oportunidade e procure patrocinadores que tenham interesse em anunciar no seu blog, basicamente o seu patrocinador vai pagar para você produzir um conteúdo sobre eles indicando fazendo uma resenha.

Para fazer isso, você precisa criar um relatório de desempenho para o seu blog e mostrar a essas empresas em potencial que está recebendo muitas visitas e cliques. As oportunidades estão nas empresas da sua cidade. Se o seu blog atrai muitos visitantes da mesma cidade onde você mora, é provável que as empresas locais estejam interessadas em aparecer em seu blogue.

Essa é uma ótima opção antes de assumir uma empresa maior da mesma forma que um post afiliado, seja transparente sobre seu artigo patrocinado, deixe claro para seus leitores, assim você ganha a confiança deles, mesmo que seja um post patrocinado, vai ser melhor que os anúncios do Google AdSense.

6. Crie tutoriais para o seu público

Todo mundo está atrás de conhecimento hoje em dia e não há melhor maneira de ganhar a confiança do seu público do que compartilhando seus ensinamentos com eles, é claro que você pode cobrar muito por todo o seu trabalho e esforço, mas lembre-se de criar todo o material com muito carinho.

Quando digo que o material é videoaulas, indicação de leitura, material escrito, aplique o teste para verificar se seu aprendizado está conforme o esperado.

O WordPress tem um plugin chamado “Tutor” que pode criar um site tutorial em apenas alguns passos. Depois de elaborar o roteiro completo do seu curso, comece a mostrar ao mundo o que você tem a ensinar a eles, postando em fóruns, anunciando nas mídias sociais, faça um e-mail marketing com uma prévia do seu aprendizado gratuito para ganhar a confiança de novos alunos.

 

Bônus

 

A Melhor Forma de Ganhar Dinheiro Com Blog

Nesta parte do artigo, vou aprofundar um pouco sobre como ganhar dinheiro com blog sendo afiliado de Infoprodutos.

Porque essa é a técnica que eu uso aqui no blog Tecno Dicas de TI.

8 Passos Para Ganhar Dinheiro com Blog

Vamos agora ao passo a passo, das estratégia. Para que você possa compreender precisamente o que fazer para ter resultado com o seu blog.

Passo 1 Escolha o nicho do seu blog

Nicho é uma parte distinta de um tema ou segmento, ou seja, é o assunto do qual falaremos em nosso blog ou site na Internet.

Para ser assertivo nessa hora, procure escolher um assunto do qual você domine bem ou tenha interesse em pesquisar sobre. Afinal, você vai falar muito sobre o tema que escolher, então, é indispensável ter muito conhecimento sobre ele.

Outra dica é se relacione com seus clientes para escolher algo que o seu avatar tenha bastante interesse.

Passo 2 Defina metas e prazos para o seu blog

Já na fase final do planejamento, é tempo de criar metas a serem atingidas num determinado espaço de tempo.

Com objetivos claros e bem combinados você poderá atingir cada um com mais impacto.

Algumas de minhas metas ao criar um site ou blog são:

Depois de X meses ter Y visitas por dia,
Depois de X meses ter Y posts,
Depois de X meses ter Y seguidores nas redes sociais,

Depois de atingir as X visitas por dia, começar a rentabilizar o blog,
Investir em publicidade depois de X dias ou meses, etc.

Passo 3 Planeje o conteúdo do seu blog

Antes de avançar para a criação do conteúdo para o seu blog você precisa fazer um planejamento.

Você precisa fazer uma pesquisa usando o Google Trends para entender quais são os conteúdos mais pesquisados na atualidade, e fique atento em grandes sites sobre o seu nicho.

Seu blog deverá ter um conteúdo atraente para levar os visitantes à pagina de vendas dos produtores de produtos Hotmart.

Para tal, você deve pesquisar por artigos que aparecem nas primeiras posições dos resultados de buscas do Google, usando as palavras-chave do produto que deseja promover.

Agora é hora de criar pautas de conteúdo, assim fica com o conteúdo mais estruturado e mais fácil de produzir. Agora é hora de iniciar a produção de conteúdo para seu blog e ganhar dinheiro com isso.

Passo 4 Produza e publique o conteúdo do seu blog

Bom Agora é hora de começar a produzir e publicar o conteúdo no seu blog. Seguindo a pauta que planejou anteriormente e buscando produzir um conteúdo rico e interessante.

Produzam um conteúdo direcionado para os seus clientes e os possíveis clientes que você queira atingir, mas lembre-se que, basicamente neste início, talvez, você ainda não conhece o que funciona para o sua persona.

Passo 5 Trabalhe SEO em seu blog

Search engine optimization ou SEO (abreviação) é o termo em inglês empregado para otimização dos motores de pesquisa. Esta palavra é muito usada quando se fala de otimização por isso é bom que você saiba o que significa.

As técnicas de SEO é muito importante deixa seu site otimizado para melhorar o seu posicionamento nos resultados de buscas orgânicas.

É por meio dessas técnicas de SEO que você vai posicionar bem seu site, como resultado, vai aumentar as visitas e os lucros com o blog.

Passo 6 Divulgue o seu Blog

A divulgação é fundamental para que você tenha sucesso no seu blog.

Basicamente o que você precisa para ganhar dinheiro com blog é: trabalhar as mídias sociais, disponibilizar esse conteúdo lá, fazer parcerias guest posts, depois quando você tiver um bom funil, investir um pouco em trafego pago.

Capturar o tráfego para uma lista e cultivar essa audiência. Você deve aplicar no seu blog várias estratégias para capturar todo o tráfego que chegar nele

Em seguida manter uma comunicação constante com essa lista fornecendo valor.

Passo 7 Mantenha a Constância

Não adianta gastar algumas horas no começo do seu trabalho no seu blog e depois parar. Isso não vai te garantir um retorno consistente e crescente.

Você precisa ser constante, ou seja, continuar trabalhando na divulgação do seu blog na internet.

Passo 8 Campanhas de E-mail marketing.

Aqui no blog Tecno Dicas de TI não uso essa estratégia mais estou perdendo muito dinheiro.

Campanhas de email marketing são pontos que você deve observar para monetizar seu blog.

Se já está criando seu conteúdo, capturando leads para a sua lista de contatos, você poderá proceder com a realização de ações de email marketing.

Aqui eu faço a captura direto para as paginas dos melhores produtores do Hotmart assim eles fazem todo trabalho de email marketing.

Já na Monetizze e indispensável você ter sua devida estrutura de email marketing já montada.

Para ganhar dinheiro com blog é fundamental ter foco e empenho constante.
Se gostou desse artigo deixe seu comentário.

E para completarmos baixe gratuitamente o Ebook 152 Estratégias de Marketing

Várias pessoas me perguntaram o que eu faço para viver da internet, inicialmente é bom fazer um curso de alta qualidade com uma metodologia passo a passo para se tornar um empreendedor digital, e hoje existe um curso completo que mesmo sem entender nada de Web Design (como era o meu caso) ( você vai aprender e começar a fazer negócios pela internet, o curso que fiz e recomendo está aqui.

Você vai gostar também:

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!