Quando diagnosticamos problemas de vídeo, não poderemos esquecer que geralmente o vídeo utiliza memória compartilhada, Isto é, roubar um pedaço da memória RAM do sistema para trabalhar o vídeo.
Sendo assim, antes de atribuirmos a culpa ao monitor LCD ou a controladora de vídeo, precisamos diagnosticar a memória.
Para isso, usamos um antigo, porém excelente sistema de teste de memória ( Não importa se é DDR2, DDR3, pode ser utilizado em notebooks antigos e recém fabricados) que é o famoso MEMTEST.
Para utilizarmos o MEMTEST, devemos criar um disco boot ( da mesma forma que criamos um disco de boot para Windows).
Após criarmos o CD de boot com a imagem do MEMTEST, devemos configurar os SETUP do notebook para tarefa atual primeiro boot pelo dispositivo em questão, (seja ele CD, DVD ou pen-drive).
Pode ser que os testes durem de minutos a horas, dependendo da quantidade de memória, placa-mãe e processador que tem o sistema.
Se porventura ele encontrar erro em algum endereço da memória, automaticamente exibirá em uma lista os endereços onde na memória está o erro ( nos 300 MB, nos 511 MB e assim por diante ), Como podemos verificar nas imagens a seguir.
https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Memtest%2B_fallure.jpg
https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Memtest86-plus-1.65.png
Se a pós ter feto aos testes pelo menos 4 vezes e tiver a frase que passou no teste sem erros, podemos ficar aliviados e partir para o próximo diagnóstico.
Se erros forem listados, devemos proceder com a troca do módulo de memória.
Para sanar todas as dúvidas de como fazer estes testes assista o tutorial abaixo.
Deixe uma resposta