Conhecendo o JRE e o JDK Java

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Março 4, 2022

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!

Conhecendo o JRE e o JDK Java

Eu tenho um teste de tecnologia para você. Qual linguagem de programação existe há mais de 25 anos e é uma das linguagens mais populares do mundo? A resposta, claro, é Java. Uma coisa muito importante que a gente precisa saber antes de configurar um ambiente Java é que existe duas coisas no Java, O JRE e o JDK.

JRE

O JRE só é capaz de executar aplicativos Java compilados, ele é composto pelas bibliotecas e pela máquina virtual.

Os componentes JRE incluem, é claro, as bibliotecas Java…… Java, que você considera mais como um código pré-escrito. Em seguida teremos o Java Class Loader. E a última é a Java Virtual Machine, também conhecida como JVM. E assim, tudo isso é meio que trabalhado em conjunto.

JDK

Já o JDK que é o kit de desenvolvimento de aplicações, é um conjunto de utilitários que permite a gente criar os sistemas de software para a plataforma Java. O JDK também inclui um compilador Java e outras ferramentas para desenvolver o código Java. Agora, o JDK realmente incluirá o JRE. E como você pode aludir, ele lhe dará a capacidade adicional de criar aplicativos, pois na verdade incluirá algo chamado Java Compiler.

Tudo bem, então a divisão disso tudo, JRE, é para rodar as aplicações e você geralmente pode rodar qualquer tipo de aplicação de trabalho, você vai precisar que o JRE esteja instalado.

Você pode obtê-lo como um sistema operacional padrão, principalmente atualizações. Pode ser pesquisável dessa maneira ou se você estiver em qualquer tipo de desenvolvimento específico normalmente. A maioria dos editores poderá baixar essas bibliotecas adicionais. Então, quando você quiser criar aplicativos, obterá o JDK para que possa obter diretamente o JRE.

E é assim que o processo funciona. Sempre que você começa a escrever aplicativos, você começa com o código-fonte. E esse processo tem que continuar, pois conforme faço alterações no código-fonte, tenho que compilá-lo.

Para verificar com qual versão do Java (JRE ou JDK) o Eclipse está em execução, faça o seguinte: Abra o item de menu Ajuda> Sobre o Eclipse.

No entanto, dentro do JDK, Development Kit, existe a JRE. O Development Kit, engloba JRE que envolve toda a estrutura da linguagem de programação para desenvolver nossas aplicações.

Então, O JDK é o que você vai instalar na sua máquina, Já o JRE e se você for instalar no PC do Cliente, Seu cliente vai ter que ter apenas o JRE instalado.

Por exemplo, Você vai fazer um pequeno sistema para a padaria do João da rua de baixo, então lá você vai instalar apenas JRE e colocar a sua aplicação.

Então com isso definido o que vamos fazer é baixar e instalar os componentes principais pra utilizar o Java na sua máquina. Primeiramente acesse a página do seu navegador.

Primeiro coisa baixar o JRE. Como o próprio site da oracle diz aí significa Java Runtime Environment Click aqui para acessar a página.

Oracle JDK
Primeiramente você precisa aceitar os termos da licença da própria Oracle, no momento que você aceita ele permite que você faça o download da versão mais recente.
Para baixar o JDK não e muito diferente. Click aqui para acessar a pagina.

Para complementar ainda mais seu conhecimento assista essa vídeo aula abaixo do Alex – JDev Treinamento on-line.

JVM vs JRE vs JDK quais as diferencas

                       

Formação Java Web Full-Stack

Mais de 1067 aulas em 50 módulos – Esse curso irá te inserir no mercado de trabalho😯👇🏻

🎓 Acesso on-line e imediato ao curso: 👉 https://tinyurl.com/formacao-java-web-profiss

Grade aulas: 👉 http://bit.ly/java-web-profissional-grade-de-aulas

80 Aulas e 4 e-Books Grátis

Dito isso, por hoje é só. obrigado pelo seu tempo. Vejo você na próxima vez. Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe-nos uma mensagem abaixo.

 

Você vai gostar também:

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!