Evolução Humana e Tecnológica

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Agosto 23, 2019

A tecnologia sempre fez parte da evolução humana. Desde a pré-história, ao utilizar um pedaço de pedra como utensílio, uma alavanca ou uma roda, o homem estava desenvolvendo tecnologia e facilitando sua vida.

Esse desenvolvimento acontece de modo mais acelerada ou mais lentamente; isso depende da visão do mundo de um povo e de uma época.

Alguns desses avanços tecnológicos são tão inovadores que, invenções e descobertas como o papel, a imprensa, a bússola, os barcos e navios, entre outras coisas, mudaram a relação da humanidade com o mundo e gerarão consequências diversas.

O Homem, com sua inteligência, buscou meios, no decorrer de toda a história, de vencer dificuldades colocadas pela natureza. Assim sendo, foi crescendo e criando ferramentas tecnológicas No intuito de vencer as dificuldades.

Máquinas, aparelhos, dispositivos são fundamentais para sobreviver no padrão de sociedade atual, onde o cibernético está cada vez mais perto do real.

Avanços Tecnológicos

O software irá destroçar a maioria das atividades profissionais nos próximos cinco ou dez anos. O Uber é apenas um dispositivo de software, eles são proprietários de carros e são agora a maior companhia de táxi do mundo.

Os computadores estão se tornando excepcionalmente melhores no entendimento do mundo. Segundo estatísticas o preço da energia solar vai cair de tal forma que todas as mineradoras de carvão cessaram suas atividades ao redor de 2025. Com eletricidade barata teremos água abundante e barata.

Tecnologias para a Educação

Das muitas tecnologias utilizadas na escola, pouca se tornaram tão tradicionais como a lousa e o giz. Ultimamente nas salas de aula, já podemos nos deparar com projetores multimídia e televisores digitais. Mas são muito pouco utilizados devido à possível resistência por parte dos professores e gestores que muitas vezes não tiver uma formação adequada para isso.

Com o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, diversas ferramentas digitais têm sido desenvolvidas para facilitar o gerenciamento de conteúdos, automatizam a avaliação e facilitam a diferenciação do ensino.

De transmissor do conhecimento, o papel do professor passa agora a ser de tutor e facilitador da aprendizagem, enquanto que o do aluno é ser agente da construção do seu próprio conhecimento.

Inteligência Artificial

Existem várias aplicações que utilizam IA, tais como reconhecimento facial, robôs autônomos, reconhecimento de voz, sistemas de recomendação e muitas outras. Muitas empresas importantes utilizam IA como por exemplo Facebook, Google, IBM, Microsoft etc.

Veja esse artigo com os principais avanços da Inteligência Artificial.

Nostalgia e novidades tecnológicas

As tecnologias acompanham a humanidade desde o início, são invenções da nossa espécie para conseguir maneiras mais satisfatórias de viver no planeta.

De tempos em tempos, um conjunto de novas tecnologias surgem e nos induz a modificar nossa maneira de viver.

Às vezes, as tecnologias não são aceitas como benéficas.  Elas são entendidas como a causa de desequilíbrios ambientais, econômicos e sociais.

Porém, uso desses artifícios criados pelo homem é uma via de de mão dupla, O que significa o que, para tantos maus usos feitos, existem outros de bom aproveitamento, como a possibilidade de compartilhar informações com todo o planeta.

A velocidade e a quantidade de descobertas e inovações tecnológicas de nossa época supera épocas anteriores. Esse é um dos motivos pelos quais temos a impressão de que, em tempos mais antigos, as mudanças na sociedade e não eram um reflexo do uso de novas tecnologias.

Mas na sua opinião, como as pessoas podem lidar melhor com as tantas informações e invenções de nossa época em sua vida cotidiana? Deixe seu comentário.

Assim encerramos esse artigo de hoje espero que vocês tenham gostado.

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade