IA Singularidade Tecnológica

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Março 20, 2022

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!

IA Singularidade Tecnológica

Você sabe o que é Singularidade Tecnológica?

O conceito de singularidade é utilizado, na maioria das vezes, para expor características físicas e comportamentais que diferem de um determinado padrão.

A singularidade tecnológica é uma hipótese que liga o crescimento tecnológico desenfreado da superinteligência com mudanças irreversíveis na civilização humana.

Os cientistas usam essa ideia para expressar tudo além da previsibilidade.

A primeira revolução industrial surgiu na Europa por volta de 1800 e foi marcada por mudanças no processo de produção, com a primeira máquina a vapor caracterizada principalmente por um aumento na produção de mercadorias.

A Segunda Revolução Industrial, que representou o aumento da indústria e a introdução de novos meios de produção como a eletricidade, teve início em 1850.

A Terceira Revolução Industrial começou na década de 1950 com uma série de desenvolvimentos tecnológicos que permitiram combinar conhecimento científico e pesquisa com métodos de produção automatizados, o que levou à quarta revolução industrial, desta vez na década de 2000. Integração no controle inteligente Até o robô no sistema é responsável pela transformação completa, podemos dar-lhe um nome: “A Revolução da Máquina”.

Marcada pela convergência de tecnologias digitais, nano robóticas e biomecânicas, nos aproximando da singularidade.

Inscreva-se no maior evento online do Brasil de Inteligência Artificial, totalmente grátis! Garanta aqui o seu lugar.

O fundador, engenheiro e futurista da Singularity University, Ray Kurzweil, define essa singularidade como o fenômeno em que a tecnologia é exponencialmente acelerada pelo crescimento do poder da computação, de modo que receberemos um retorno cada vez mais desproporcional da inovação tecnológica.

Além disso, a singularidade da tecnologia se reflete na possibilidade de que o crescimento desenfreado da tecnologia em algum momento criará super inteligência artificial e possivelmente superará a inteligência humana.

O termo, cunhado pelo cientista e autor Vernor Vinge em seu artigo “The Coming Technological Singularity: How to Survive in the Post-Human Era”, leva em consideração os próximos eventos que devem ocorrer até 2030 e que podem mudar fundamentalmente a civilização.

Já na Cúpula da Singularidade, realizada em 2012, alguns estudiosos apresentaram a hipótese que em meados de 2040, o nível de Inteligência Artificial será equivalente à metade da inteligência humana.

Nós não sabemos quando a singularidade tecnológica acontecerá (e se ela é possível de fato), mas sabemos que até lá, ainda há muito a ser estudado e desenvolvido.

Podemos dizer que a Inteligência Artificial ainda está no jardim de infância.

Você vai gostar também:

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!