Quando você pensa em empreendedorismo e inovação, a primeira palavra que vem a mente é inovação.
Palavrinha que está na moda, todo mundo quer ser inovador! Mas o que é isso realmente? Qual a diferença que isso tem no seu dia a dia?
Qual a diferença que isso vai trazer para o seu negócio?
É bom lembrar que existe um ritmo de competitividade muito acentuado.
Como o (Nonaka), que é um grande pesquisador na área de inovação costuma dizer: “Numa economia na qual a única certeza é a incerteza, a única fonte de vantagem competitiva é o conhecimento.”
Significa dizer que com a volatilidade comportamental de cada um dos mercados de atuação das empresas.
Podemos dizer que você deve sempre gerar novas tendências ou mostra um valor cada vez melhor para o seu cliente para conseguir ganhar competitividade frente aos demais concorrentes.
É a mesma coisa que dizer que: conhecer o comportamento do seu cliente e conhecer as possibilidades de incremento de valor nos produtos com base nas inovações tecnológicas.
Inovação pode ser entendida como a exploração de novas ideias, as possibilidades para inovar são muitas, podem ser inovações de produto ou de processo, por exemplo, as conhecidas inovações tecnológicas.
Também podem ser relacionadas a mercados, modelos de negócio, processos e métodos.
Já a tendência, pode ser a disposição natural que leva alguém em determinada direção, a evolução de alguma coisa em um sentido determinado, a propensão que orienta alguém a realizar algo, ou até mesmo, o direcionamento comum de um grupo.
Inovação em Produtos de Tecnologia
Então o conceito de inovação tecnológica que tá no Manual Frascati de 1994, que é um manual que é referência para os estudos da inovação, e que é aplicada na maior parte dos países.
Inovação Tecnológica: “Transformação de uma ideia em um produto vendável, novo ou melhorado, ou num processo operacional na indústria, ou no comércio, ou no novo método de serviço social”.
Deixe uma resposta