Metodologia Ágil (Para Que Serve e Como Funciona?) | Métodos Ágeis

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Março 18, 2022

Foto de freepik

Metodologia Ágil. Se você conseguir trabalhar bem esse assunto, com certeza sua empresa ganhará bastante atenção em um mercado cada vez mais competitivo. E assim, seu negócio vai focar seus esforços onde realmente importa, alcançando seus resultados com eficiência e assertividade.

Então, entenda agora o que é metodologia ágil, suas incríveis vantagens e seus 4 principais tipos. E tudo de forma prática e objetiva! 1. O que é um método ágil? 2. As principais vantagens para sua empresa 4. A história do desenvolvimento e do software e os 4 principais tipos de métodos ágeis Então, vamos começar!

O QUE É A METODOLOGIA AGIL?

A metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos para obter maior organização e agilidade nos processos de uma empresa, independentemente do seu porte. E assim, resolvendo possíveis erros, desperdícios e problemas de comunicação, por exemplo.

Em outras palavras, a metodologia ágil busca otimizar fluxos de trabalho, melhorar a produtividade dos projetos e aumentar as perspectivas de sucesso do seu negócio. E isso vale para toda a parte produtiva da empresa, desde sua concepção até a entrega do produto/serviço final.

Basicamente, as metodologias ágeis são baseadas em 4 pilares: praticidade nos processos, comunicação assertiva, alinhamento de expectativas e adaptabilidade somada à flexibilidade. Ou seja, essa metodologia foca em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, prático, planejado e organizado.

Assim, podemos dizer que as metodologias ágeis buscam simplificar a forma como os projetos ou processos são executados, influenciando o resultado final de forma positiva.

AS PRINCIPAIS VANTAGENS PARA SUA EMPRESA

Velocidade

Metodologias ágeis focam em processos mais curtos, com entregas em menor tempo. E isso será possível principalmente através do aprimoramento e alinhamento da equipe. Com metodologias ágeis, a idéia é que sua empresa ganhe mais agilidade e seja mais eficiente na execução de seus processos.

E assim, as entregas finais tendem a ser mais organizadas e claras. Até porque, à medida que os processos são organizados e planejados, é possível entender exatamente como anda cada etapa de um projeto. E isso ajuda a tornar toda a operação mais transparente e com prazos e custos reduzidos, otimizando muito os esforços do seu negócio.

Redução de Erros ou Riscos

Conseqüentemente, as chances de erros ou riscos aparecerem são muito menores. Principalmente porque é possível entender detalhadamente todas as partes dos processos. Dessa forma, fica muito mais fácil entender possíveis erros ou gargalos que podem ocorrer e atrapalhar sua produção.

Otimização

Então, podemos dizer que essa metodologia faz com que sua empresa otimize seus esforços e dinheiro onde realmente importa. Economizando muito tempo, investimentos e outros recursos também.

Outro ponto importante é que com metodologias ágeis, a qualidade de seus produtos/serviços será muito maior. Como o processo em geral será mais rápido e organizado, é possível garantir que tudo saia conforme o planejado, alcançando assim a qualidade esperada.

Maior Produtividade

Dessa forma, a produtividade da sua empresa também será maior. Até porque sua equipe e seus processos não precisarão ser burocráticos, o que simplifica muito a operação em geral. As metodologias ágeis trabalham com soluções mais completas e abrangentes para que os resultados sejam sempre alcançados conforme o planejado.

Assim, cada área da empresa terá liberdade e independência para solucionar possíveis problemas ou erros de forma rápida e eficaz.

Interatividade com Clientes

E como os processos são claros e organizados, também é possível explorar a interação com seus clientes, que podem enviar possíveis sugestões ou ajustes para que a equipe responsável possa trabalhar nas soluções em tempo hábil. E assim, oferecer determinadas customizações de entregas, garantindo a satisfação de cada cliente da empresa.

Vantagem Competitiva

E com tudo o que mostramos até agora, isso pode se tornar um diferencial competitivo para sua empresa. Num mundo cada vez mais competitivo, é necessário encontrar espaços importantes para poder posicionar o seu negócio como a melhor opção para que os seus clientes consigam resolver os seus problemas ou necessidades.

A História do Desenvolvimento e Software

Para você entender a utilidade dos métodos ágeis, você precisa conhecer um pouco da história do desenvolvimento de software.

O início do desenvolvimento de software foi inspirado na construção civil, quando os engenheiros projetavam edifícios, mobilizavam todos os recursos para projetar tudo o que era necessário em cada etapa. Então ele começou a se construir, e então começou a entregar.

O software usa a mesma lógica, as pessoas projetam tudo o que precisam, especificam os requisitos, projetam, depois desenvolvem, testam e então o produto chega ao cliente.

O problema é que há muito tempo entre o projeto e a entrega, 3, 5, geralmente 10 anos, e aí alguma coisa perde o sentido, alguns dos recursos projetados perdem o sentido, e o cliente nem usa todos eles.

O custo do desenvolvimento é alto, tanto para quem paga, quanto muito baixo para quem desenvolve.

Consciente desses problemas, um grupo de 17 pessoas se reuniu para compartilhar suas experiências em resolvê-los e criaram o Manifesto Ágil. O surgimento do Manifesto Ágil é uma resposta a esses métodos complicados de desenvolvimento de software para uma resposta mais fácil, mais confiável e menos custosa.

Eu tenho o Manifesto Ágil aqui e quero ler para você. O Manifesto Ágil começa assim: Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software desenvolvendo software nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo.

Através desse trabalho passamos a valorizar e a ele chegar em quatro valores que norteiam os frameworks ágeis.

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

É interessante que o ágil dê muita ênfase a esse tipo de interação entre as pessoas, tanto dentro da equipe quanto com o cliente, pois no modelo clássico esse modelo define bem cada fase, e uma fase termina e começa, o modelo se chama cascata, são muitos processos, quanto mais coisas envolvidas, mais as pessoas acham que precisam de um processo, toda essa burocracia não ajuda.

No trabalho diário, a interação humana ajuda a entregar com confiança mais do que ferramentas e processos. Não que este segundo não seja importante.

Softwares em funcionamento mais que documentação abrangente.

O segundo valor de agilidade é ótimo. No desenvolvimento tradicional, no desenvolvimento clássico, você tem requisitos detalhados e todas as interações detalhadas de software e muita documentação. No ágil, você olha mais para o software existente.

Os documentos são menores, mais simples, mais rápidos e melhor entregues aos clientes porque podemos ver o negócio ali na tela. Isso serve não só para desenvolvimento de software, e eu vou explicar isso mais na frente.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contrato.

O terceiro valor ágil é projetado para abordar o seguinte: Os requisitos são bem pensados ​​porque a documentação é extensa, está no contrato, está no contrato.

É isso que vai ser desenvolvido. Com qualquer alteração, o alcance aumentará. Ágil tem um escopo menor e você está mais disposto a enfrentar mudanças, que é o quarto valor do ágil.

Responder às mudanças é muito mais importante do que seguir o plano.

Dito isto, embora os projetos à direita, ferramentas de processo, documentação abrangente, negociação de contratos e planos a seguir sejam valiosos, há algumas coisas que são mais valiosas do que os projetos à frente, indivíduos e interações, software e recursos, coisas em execução, colaboração com o cliente e responder às mudanças.

OS 4 PRINCIPAIS TIPOS DE METODOLOGIAS ÁGEIS

1. KANBAN

Basicamente, é um sistema visual para gerenciamento do fluxo de trabalho ou produção em empresas e projetos que utiliza cartões coloridos (ou post-its). O foco é priorizar a produtividade e a organização das entregas, proporcionando um trabalho mais transparente e focado.

O Kanban é composto por checklists e oferece uma ótima visão de todo o projeto que está sendo trabalhado ou desenvolvido. Resumidamente, ele trabalha 3 partes do processo: –

  1. To Do: quais são as atividades que precisam ser executadas
  2. Doing: quais são as atividades que estão em andamento ou já sendo executadas
  3. Done: quais são as atividades que já foram entregues e concluído.

Através da organização e acompanhamento dessas etapas, o Kanban se torna muito poderoso, pois pode simplificar processos e auxiliar na organização e visualização de cada parte do projeto.

Dessa forma, toda a equipe consegue ter uma visão muito clara do andamento de todas as questões em questão. E por ser cíclico e poder ser revisto com a maior freqüência possível, o Kanban é uma metodologia ágil muito utilizada pelas empresas.

2. SCRUM

Em poucas palavras, SCRUM é um conjunto de ações para gerenciamento de projetos complexos ou de alto desempenho. É uma metodologia que otimiza recursos, custos e tempo. Em outras palavras, os profissionais são capazes de trabalhar juntos para resolver problemas complexos de forma criativa e adaptável. O que trará resultados de alto valor para a empresa.

Desta forma, o SCRUM torna o seu negócio capaz de trabalhar com uma equipe reduzida e multifuncional, onde cada membro tem seu papel e responsabilidades para atingir o objetivo final. E assim, você poderá ter mais eficiência e produtividade para entregar mais em menos tempo.

É uma metodologia cíclica e por isso é utilizada por diferentes tipos de negócios, pois é muito eficiente.

3. LEAN

A metodologia Lean é amplamente utilizada no empreendedorismo. Ele se concentra na identificação e eliminação de resíduos dentro de uma empresa. E assim, use apenas o necessário para reduzir custos, melhorar processos e entregas, além de aumentar a produtividade.

E o Lean Manufacturing, também conhecido como Manufatura Enxuta, é um bom exemplo disso. É uma metodologia de gestão que visa otimizar processos e reduzir desperdícios. Desta forma, pretende-se diminuir a possibilidade de erros, mas mantendo sempre a qualidade esperada.

Assim, há redução de custos, redução da complexidade das tarefas executadas – o que resulta em melhoria nas entregas – aumento da produtividade da equipe e melhor compartilhamento de informações.

4. SMART

Esta metodologia tem como foco o estabelecimento de metas e objetivos realmente importantes e relevantes para sua empresa. Literalmente, ajuda a focar onde realmente importa para o seu negócio.

Ela trabalha com 5 pilares, que, unindo a primeira letra deles aos termos em inglês, formam o termo SMART, que são: S — que vem de específico, cujo significado é específico. Ou seja, seus objetivos precisam ser muito específicos e claros. E assim, não tendo interpretações errôneas ou dúvidas.

M — que se refere a mensurável, que é mensurável. Aqui, significa que seu objetivo precisa ser mensurável, literalmente. Dessa forma, será possível entender exatamente para onde você precisa ir e acompanhar de perto o andamento dos projetos para conhecer a eficiência a todo momento.

A — que se refere a atingível, em português. Portanto, as metas precisam ser alcançáveis. Dessa forma, eles servem para desafiar sua equipe, mas ao mesmo tempo ser coerentes e realmente alcançáveis no final

R — que se refere a relevante, ou relevante em português. Ou seja, as metas precisam ser realmente relevantes para o seu negócio, o que fará a diferença quando alcançada.

T — que se refere ao tempo. Ou seja, aqui significa que é necessário definir um prazo coerente para a entrega do projeto. E assim, faça sua equipe trabalhar com foco, ter uma direção e ser eficaz.

Com certeza as metas SMART farão com que sua empresa foque onde realmente importa para alcançar ótimos resultados.

Viu como as metodologias ágeis são muito importantes e que com certeza vão ajudar muito a sua empresa?

Um abraço e até a próxima!

Fontes que inspiraram esse artigo Aqui  e Aqui

 

Outros artigos de interesse

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade