O que é PHP?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Março 12, 2022

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!

O que é PHP?

Fala webmasters tudo bem com Você? Você já ouviu falar da linguagem PHP? Você sabe o que é, no artigo de hoje vamos te explicar.

O que é PHP?

PHP é uma linguagem de programação que foi criada para comunicação do lado do servidor. Isso significa que os scripts serão executados no servidor, e não no seu navegador e computador. Por exemplo, o JavaScript conhecido é executado em seu navegador, portanto, ele imita a funcionalidade que existe no navegador.

PHP é uma linguagem de programação que pode ser usada pra desenvolver websites. Seu código é interpretado pelo servidor web, o que faz com que ele exiba as páginas da internet de forma rápida e eficiente.

Sites como Facebook, Wikipedia e até WordPress são desenvolvidos nessa linguagem. Portanto, o PHP aumenta muito as possibilidades de personalização que você pode fazer em seu site.Por isso, é bastante popular entre os webmasters. Além de PHP, também existem outras linguagens de programação populares, como Java, C# e Python. Cada uma delas tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Sites como Facebook, Wikipedia e até WordPress são desenvolvidos nessa linguagem. Portanto, o PHP aumenta muito as possibilidades de personalização que você pode fazer em seu site.Sites como Facebook, Wikipedia e até WordPress são desenvolvidos nessa linguagem. Portanto, o PHP aumenta muito as possibilidades de personalização que você pode fazer em seu site.

Aprender a programar em PHP é uma ótima decisão para quem quer se tornar um desenvolvedor WordPress profissional. Isso porque, além de ser uma das linguagens mais populares na internet, ela oferece diversos recursos e oportunidades de trabalho.

Como os scripts são executados no lado do servidor, você nem precisa de um navegador para executá-los – basta ter um interpretador PHP instalado.

Outra vantagem é que você pode criar aplicativos utilizando essa linguagem. Assim, além de desenvolver websites, você poderá criar softwares para celulares e tablets.

É importante ressaltar que o conhecimento da linguagem PHP é indispensável para quem quer trabalhar com WordPress. Então, se esse é o seu objetivo, não perca tempo e comece a estudar hoje mesmo!

Leia também: PHP para iniciantes: 15 práticas que lhe farão um expert em PHP

PHP é uma linguagem de programação leve, versátil e fácil de aprender. É uma linguagem de código aberto, o que significa que você pode usá-la gratuitamente a qualquer momento, não precisa pagar para usar a linguagem e desenvolver seu projeto.

Um ponto muito interessante é a sua popularidade devido a sua ampla integração com bancos de dados como Mysql e Oracle e pesquisas estimam que dos sites na internet utilizam PHP. Grande plataforma de e-commerce, redes sociais e blogs.

Como eu disse antes, PHP é essencial para quem quer começar a desenvolver aplicações web, você poderá construir qualquer site que estiver projetando, e também é útil para quem já é profissional da área e há muitos benefícios em aqueles que precisam construir algo mais complexo.

Instalando PHP em casa.

O site oficial do PHP é http://php.net, onde você pode encontrar todos os downloads e o código fonte completo.

PHP tem sido a linguagem com mais frameworks (JavaScript recentemente assumiu esse posto).

Mas a verdade é que escolher uma estrutura pode ser uma tarefa assustadora no início.

Mas vou recomendar alguns para você experimentar.

5 Frameworks PHP para você testar.

 

Laravel é um dos frameworks PHP mais usados ​​há algum tempo. Isso porque é muito versátil e robusto, e inclui um conjunto de ferramentas que existiam antes de sua criação e que foram construídas em torno do PHP pela comunidade. O framework foi lançado em 2011 e tem crescido em popularidade a cada ano.

O framework Phalcon PHP iniciou sua jornada em 2012 e cresceu rapidamente no mercado de desenvolvimento web. Uma das coisas que o diferencia, e o que o diferencia, é que ele tem uma comunidade muito ativa, então cada lançamento é traduzido para dezenas de idiomas logo após seu lançamento.

CakePHP é um framework PHP fácil de usar e muito popular. Ele tem muitos recursos avançados, como autenticação por meio de tokens, modelos e controladores de tokenização e uma variedade de auxiliares para ajudar no desenvolvimento.

  • CodeIgniter

CodeIgniter é outro framework PHP popular e fácil de usar. É ideal para projetos de pequeno e médio porte. O CodeIgniter possui excelente documentação e está em constante atualização.

  • Zend Framework

Zend Framework é um framework PHP avançado e sofisticado. É ideal para grandes projetos. A estrutura Zend possui muitos recursos avançados, como autenticação por meio de tokens, modelos e controller rotulados, e um conjunto de auxiliares para ajudar no desenvolvimento.

Escolher o framework certo para o seu projeto pode ser uma tarefa difícil. No entanto, a escolha do framework PHP ideal dependerá do tamanho e do complexity do projeto.

18 aulas gratuitas do Curso de PHP, MySQLi e Bootstrap4.

Você vai gostar também:

Trilhas: Desenvolvimento Fullstack e Arquitetura de Software. Desenvolvimento Front-end e Mobile. Gestão de TI, Inovação e Transformação Digital.

Participe do seminário Dev Summit - 4ª Edição!!