O que é um Chatbot?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Fevereiro 24, 2022

Então, a maioria de nós provavelmente já usou chatbots em algum momento de nossas vidas e provavelmente nem sabia disso. Você já se perguntou como funcionam os chatbots? O que o potencializa? Como posso interagir com ele? Vamos mergulhar.

Digamos que você seja o dono de uma floricultura. E você é o único funcionário, talvez não tenha tempo para responder perguntas comuns dos clientes, como a que horas você abre a porta, tem rosas amarelas em estoque e como posso entrar em contato com você.

Então, seus clientes estão aqui e precisam entrar em contato com você, mas você está muito ocupado para atender o telefone.

Então, o que podemos fazer para resolver esse problema? É aí que entra o chatbot de flores Flora. Essa é a Flora.

Agora, se um cliente tiver uma pergunta simples, digamos que ele só queira saber, bem, a que horas você abre. Eles podem perguntar a Flora “Ei, que horas você abre?” e Flora pode dar a resposta apropriada.

Ela dizia, você sabe, talvez “nós abrimos às 9 da manhã na segunda-feira”. Nada disso exige que eu interaja com chatbots ou clientes, então estou livre para fazer o que amo, que é desenhar arranjos de flores.

Suponha que amanhã é Dia das Mães e você esqueceu de encomendar flores como de costume. Então aqui está você, meu cliente.

Agora, como mencionamos antes, a florista está tão ocupada, ela está organizando todos esses arranjos, e ela realmente não tem tempo para atender o telefone.

Felizmente, como usuário, você pode interagir com nosso chatbot de algumas maneiras diferentes para encomendar flores automaticamente para sua mãe.

Portanto, pode haver um pequeno pop-up no site da floricultura que pode ter Flora na parte inferior.

Eu sou Flora o robô de flores, lá vem ela, ela pode aparecer e me perguntar quais flores você quer encomendar?

Obviamente rosas amarelas porque são as favoritas da minha mãe. Se não quisermos usar o site, podemos ligar.

Assim, pode ser baseado em texto ou voz.

Então, se eu ligar para o chatbot, ele dirá “Bem-vindo ao Flower Supply 101, o que você gostaria de pedir?” Eu direi “Quero uma dúzia de rosas amarelas” e é apenas conversa. Ela vai pegar meu pedido e processar, você também pode usar vários serviços de mensagens instantâneas, plataformas de mídia social que você pode integrar. Assim, você pode interagir com chatbots de todas essas maneiras diferentes.

Então você tem todas essas maneiras diferentes de interagir com o chatbot.

Agora vamos pensar em como isso realmente funciona, mais ou menos no back-end. Acho que agora todos estamos familiarizados com a nuvem, é a palavra da moda do ano. Este é, na verdade, onde nosso chatbot vai morar.

Então você terá um provedor de serviços de chatbot e esse chatbot se integrará a vários serviços para realmente processar qualquer discurso   que o usuário esteja dizendo.

Ele usará Processamento de Linguagem Natural, bem como Inteligência Artificial, para pegar o que estou dizendo e então realmente traduzi-lo em algo que um computador possa entender.

É bom ter essa interação humana sempre que você está lidando com seus clientes, mas acho que provavelmente a principal razão pela qual alguém pode querer usar um chatbot é economizar tempo.

E o que quero dizer com isso é, você sabe, não apenas você está economizando tempo quando se trata de como interagir com seus clientes e conseguir que alguém faça um pedido, mas, novamente, você está deixando o tempo de lado para você ir, e você sabe, talvez você precise fazer alguma contabilidade, você precisa colocar esses arranjos florais juntos, seja o que for, você vai economizar horas e horas ao longo de apenas um mês.

Os chatbots, acredite ou não, são surpreendentemente simples de construir. Você não precisa saber como escrever nenhum código na maioria dos casos.

Se quiser fazer integrações mais aprofundadas, talvez seja necessário conhecer algum código, mas na maioria das vezes é apenas baseado em linguagem  natural.

Você pode dizer “Ei, chatbot, quero que você diga aos usuários que estou aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h”, e ele poderá retransmitir essas informações sem precisar conhecer Python, JavaScript ou qualquer outra coisa.

Por último, hora de lançar. Então, isso significa é que não leva muito tempo para construir um chatbot.

Como eu disse anteriormente, você não precisa conhecer nenhum código e, como ele é baseado em nuvem, você não precisa construir nenhuma infraestrutura subjacente.

Desde o momento em que você começa a construir o chatbot até o momento em que ele é concluído, pode ser tão rápido quanto uma hora.

Então, esses são alguns dos   motivos pelos quais você pode querer criar um chatbot para sua empresa.

Espero que isso tenha ajudado a explicar o que é um chatbot, como ele funciona e por que você pode querer usá-lo.

Como criar um Whatsapp que conversa com os clientes de forma automática 24 horas por dia!

Outros artigos de interesse

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade