O que é segurança da informação? Saiba como garantir Carreira e proteger seus dados

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Janeiro 29, 2022

A Internet é um dos principais locais onde a informação é distribuída em bits e bytes. Notícias opiniões tutoriais e produtos estão se espalhando na Internet em uma pressa sem precedentes.

É por isso que tanta informações podem ser obtidos com apenas um clique portanto a segurança da informação é necessária, Afinal divulgar informações confidenciais falsas ou que não deveriam ser divulgadas para expor alguém é uma coisa que deve ser evitada e tem consequências.

Mas afinal o que é segurança da informação e como funciona?

Este termo é usado para se referir ao trabalho de proteção de dados e garantia de que as informações confidenciais só possam ser acessadas pela pessoa a quem se referem ou por seu proprietário.

A segurança da informação é um importante parceiro da empresa pois é responsável por evitar que alguém distribua indevidamente contribuição sobre vendas margens de ganho concorrentes etc.

Segurança da Informação (Manter informações e dados pessoais seguros)

Aqui está o que você precisa saber sobre segurança da informação. A maioria de nós, seja em casa ou no trabalho, tem grandes quantidades de dados em computadores, Smartphone, dispositivos de armazenamento, tabletes e papel.

É demais e podemos nos tornar complacentes. Talvez misturar documentos do dia-a-dia com informações confidenciais E tratá-los como arquivos normais sem nada importante.

Mas e se esses arquivos caírem em mãos erradas? Embaraço? Inconveniente? Escândalo público e demissão?

Informações pessoais podem não parecer importantes para você, mas para criminosos podem ser a chave para abrir portas. Hoje em dia, precisamos de senhas para tudo.

Os criminosos obtêm nomes de usuário, senhas e informações pessoais de sites falsos, uma das formas mais comuns de os criminosos obterem acesso aos nossos dados.

Portanto, usar senhas seguras é importante, mas também é importante usar senhas diferentes. E as senhas são apenas a primeira linha de defesa.

Criptografia

A criptografia de informações importantes torna quase impossível para os criminosos usarem os dados, mesmo que consigam alcançá-los.

É por isso que as pessoas costumam criptografar dadas em laptops ou cartões de memória USB.

A criptografia também é usada para tornar a transferência de dados pela Internet mais segura.

Os sites que usam criptografia têm um endereço h-t-t-p-s e um símbolo de cadeado.

Procure isso se estiver comprando algo, ou usando uma conta bancária ou obtendo uma cotação de seguro, a qualquer momento quando detalhes e informações pessoais estiverem envolvidos.

Carreira de Segurança da Informação

Os analistas de segurança da informação projetam e implementam medidas de segurança para proteger as redes e sistemas de computadores de uma organização.

À medida que o número e a sofisticação dos ataques cibernéticos aumentam, sua criatividade e inovação continuarão a se expandir.

Nesta área, é imperativo acompanhar as novas tecnologias e métodos preventivos.

Os analistas de segurança da informação instalam e operam firewalls, programas de criptografia de dados e outros softwares, monitoram sua organização quanto a violações de segurança e até simulam ataques para encontrar vulnerabilidades em sistemas.

Seu trabalho é o oposto do hacking – os analistas de segurança precisam saber como violar as defesas de um sistema… e sabem como construí-las.

Os analistas de segurança da informação trabalham para empresas de informática, empresas de consultoria ou empresas comerciais e financeiras.

A maioria dos trabalhos são horas padrão em tempo integral, mas o plantão pode ser necessário em caso de emergência.

Os analistas de segurança da informação normalmente exigem pelo menos um diploma de bacharel em ciência da computação, programação ou áreas afins, embora alguns empregadores prefiram candidatos com MBA em Segurança Cibernética.

Como o campo da segurança da informação está evoluindo rapidamente, novos programas de educação e treinamento profissional estão surgindo, mas ter seguidores inteligentes continuará sendo uma qualidade importante para esses profissionais.

Espero que tenha gostado da leitura, se sim, compartilhe com seus colegas que precisam estudar esse assunto.

Pessoal, Seminário Cyber Security Experience – Edição Speedy.

Inscrição Gratuita Aqui.

Outros artigos de interesse

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade