USB – Tipos, Recursos e Diferenças!

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Tecno Dicas TI
em Março 25, 2022

Olá Neste post, discutiremos a tecnologia USB e as diferenças entre seus principais tipos de conexão. USB é a sigla para Universal Serial Bus, um tipo de conexão projetada para melhorar a qualidade e a velocidade da transferência de dados por portas seriais.

Muito se fala hoje em USB 2.0 3.0 e 3.11, mas quais são as principais diferenças entre eles? Também falaremos de um tipo de conector USB um pouco mais novo, type-c ou tipo-C, enquanto o USB 2.0 oferece velocidades de 480 megabytes por segundo o USB 3.0 oferece velocidades de até 4.8 megabytes por segundo, o que significa que ele pode fazer transferências de dados pelo menos dez vezes mais rápido.

E é claro, para ter capacidade 3.0, ele deve ser utilizado em entradas de mesmo valor, e com relação à transferência de dados ou 3.0 ele faz o trabalho de forma bidirecional, ou seja, entre dispositivos conectados é possível enviar e receber Dados Síncronos .

No USB 2.0, pode haver apenas um tipo de atividade às vezes, mas o USB 3.0 também se destaca no fator de potência. O USB 2.0 pode operar em até 500mA e 5V, enquanto as versões mais recentes podem lidar com 900mA e 5V.

Isso significa que uma porta USB 3.0 pode alimentar dispositivos que consomem mais energia, como alguns discos rígidos externos que exigem uma fonte de alimentação dedicada usando USB 2.0. O USB 3.1 é proposto para fornecer taxas de transferência de dados de até 10 gigabits por segundo.

Outra novidade que lançou recentemente a versão 3.1, o USB tipo-c que se conecta nas portas USB dos dois lados do computador. Isso significa que você não precisará mais encontrar o lado correto para instalar os cabos.

Pelas especificações, ele pode suportar até 100 watts de potência, o que normalmente é usado em laptops, para que possa ser usado para carregar as baterias de dispositivos mais potentes, como computadores inteiros, não apenas telefones e tablets.

Além disso O Tipo C pode transmitir vídeo, esqueça entradas dedicadas à vídeo como a DisplayPort ou HDMI, pois o Tipo C também pode transportar entrada e saída de vídeo. Um único cabo pode transferir vídeo do seu telefone para o seu PC, ou do seu PC para o seu telefone, ou até mesmo para TVs e tablets.

É compatível com versões anteriores e você pode usá-lo com outros tipos de portas, como USB padrão, desde que tenha um adaptador.

Vídeo que inspirou esse texto aqui

USB-Micro-C3Plus

 

Outros artigos de interesse

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade